ÁRVORE EXTRAORDINÁRIA PREMIADA
Parabéns ao Tomás Perpétuo, do 7ºA! Ganhou um dos prémios do 3º CEB!
Parabéns também a todos quantos participaram no projeto "#Árvores Extraordinárias2023".
A FAPAS - Associação Portuguesa para a Conservação da Biodiversidade, através do seu Centro de Formação, celebrou mais um ano o Dia Internacional das Florestas, com a 3ª edição do projeto “#Árvores Extraordinárias2023”.
LEITURAS NA BE
O Clube de Leitura e o professor Milton Soares dinamizaram uma sessão sobre literatura africana, na Biblioteca Escolar da Esc. Cristina Torres, com vista à promoção da leitura e ao desenvolvimento do gosto pela poesia africana.
Participaram os alunos da turma do 10º ano de Humanidades, e alguns alunos de Literatura apresentaram poemas de poetas de África: Aguinaldo Fonseca, de Cabo Verde, José Craveirinha, de Moçambique e António Jacinto, de Angola. O professor Milton, que também é poeta de Angola, partilhou a sua história, na 1ª pessoa, através de fotografias e histórias dos seus antepassados. Lembrou que as histórias dos nossos avós são essenciais à transmissão de saberes: “Em longínquas terras da Mãe-África há declamadores,/ há contadores, há poetas.”
A NOSSA BE É UMA BOA NOTÍCIA
PROJETO #ÁRVORES EXTRAORDINÁRIAS 2023
A FAPAS – Associação Portuguesa para a Conservação da Biodiversidade, celebrou o Dia Internacional das Florestas com as escolas, através do projeto: #Árvores Extraordinárias 2023.
Os alunos do 7.º ao 10.º ano elaboraram um “postal digital”, com uma fotografia realizada pelo próprio, acompanhada de um pequeno texto de menos de 100 palavras, este postal foi enviado no dia 21 de março para esta associação. O postal digital deve também ser partilhado no Facebook com todos os participantes usando a hashtag #arvoresextraordinarias2023.
Clica na imagem
SEMANA(S) DA(S) LEITURA(S) NA ESCOLA CRISTINA TORRES
16ª EDIÇÃO DO CNL E A X EDIÇÃO DO CONCURSO CONCELHIO DE LEITURA
Os alunos do Agrupamento de Escolas Figueira Norte ganharam 3 lugares de destaque no Concurso de Leitura que decorreu nos dias 3 e 6 de março no Auditório da Biblioteca Municipal Pedro Fernandes Tomás na Figueira da Foz. Os alunos do Agrupamento participaram nas 4 categorias (1.º Ciclo, 2.º Ciclo, 3.ºCiclo e Ensino Secundário) tendo obtido excelentes resultados. Em todas as categorias ficaram selecionados na prova escrita alunos do Agrupamento para a final de prova em palco. Obtivemos o 4.º lugar no 1.ºCEB e no 3.ºCEB. Ao pódio chegaram 3 alunos. Um terceiro lugar no 2.º Ciclo e um primeiro e segundo lugares no Ensino Secundário. Os nossos alunos estão de parabéns e aguardamos com expetativa a sua participação na fase intermunicipal que decorrerá em dois momentos distintos:
-
o primeiro momento, que compreende a Prova Escrita,realiza-se, em suporte digital on-line, em cada uma das Bibliotecas Municipais da CIM-RC, no dia 18 de abril.
-
o segundo momento, que compreende a Prova de Palco, realiza-se em Mira, no Atrium, Auditório Municipal, no dia 22 de abril.
Agradecemos a todos os professores envolvidos nesta edição do Concurso de Leitura.
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DE ESCOLA |#OPE
O OPE está de volta, pelo sexto ano consecutivo! Os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário vão poder decidir o que querem melhorar na sua escola. Para isso, precisam de ter uma ideia, reunir apoio e, claro, conseguir os votos dos colegas! Trata-se de um processo democrático que acontece em cada escola.
PROJETO " ÁRVORES EXTRAORDINÁRIAS"
LER SOBRE MULHERES
«A mãe de Mary Read tinha um problema, que era gostar imenso de rapazes. Muito pequenina já ela fugia de casa a tropeçar nos tamancos e corria para os cais do porto de Londres. Ia olhar para os meninos, sempre atarefados, como homenzinhos, a fazerem coisas de gente grande.»
Assim começa o livro de Luísa Costa Gomes, A Pirata, que os alunos do 7.ºC estiveram a ler, durante uma hora, numa sessão de leitura em voz alta, na BE, dinamizada pelo Clube de leitura.
A sessão tinha como objetivos a promoção da leitura e a celebração do Dia da Mulher. Mary Read, a protagonista da história, é uma das poucas mulheres piratas de que se tem conhecimento. Hoje, diríamos que foi uma mulher empoderada, que conseguiu praticar uma atividade em que só os homens tinham lugar e a que só os homens tinham direito.
Boa, Mary Read! Mal tu sabes que hoje, 8 de março de 2023, ainda faltam 300 anos para todas as mulheres estarem em pé de igualdade com os homens no acesso ao trabalho, por exemplo.
CANDIDATURA SELECIONADA NO CONCURSO IDEIAS COMMÉRITO
LEITURAS NA BE
Mais uma sessão do Clube de Leitura na BE Cristina Torres: com o 7ºB e a Cabra Zlateh - Leitura em grupo para treinar a expressão em voz alta e a concentração, estimulando o convívio e a boa disposição.
PUBLICAÇÕES SOBRE O HOLOCAUSTO
DIA DOS NAMORADOS NA CT
Workshop de postais temáticos na BE da Escola Secundária de Cristina Torres
A Biblioteca Escolar da Escola Secundária Cristina Torres recebeu a visita do Embaixador Digital, Ricardo Pinto, que assistiu a uma sessão de Literacia da Informação, integrada no projeto “Da informação ao conhecimento: aprender na era digital”. Este projeto foi alvo de uma candidatura às “Ideias com Mérito”, programa da Rede de Bibliotecas Escolares, tendo sido uma das 7 candidaturas selecionadas a nível nacional e a primeira e única na Figueira da Foz. Com esta candidatura vemos reconhecido como uma boa prática pedagógica o projeto que temos vindo a desenvolver desde o ano letivo 2017/2018. Estando integrado na área de intervenção “Inovar a Biblioteca”, o nosso projeto será financiado, permitindo a aquisição de equipamento informático, mobiliário e software. Esta é mais uma das medidas que implementamos no âmbito do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE) do Agrupamento e do Plano 21|23 Escola +.
DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO
O Clube de leitura reiniciou as suas sessões de leitura na BE da escola Cristina Torres, em colaboração com a biblioteca, no âmbito do Plano 21/23 ESCOLA+1. As turmas do 7ºano são convidadas a ler em voz alta capítulos de livros infantojuvenis. Assim se pretende estimular o gosto e o hábito de ler bem em voz alta.
CONCURSO CONCELHIO|NACIONAL DE LEITURA - FASE DE ESCOLA
COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO DE EUGÉNIO DE ANDRADE
A propósito do Centenário do nascimento de Eugénio de Andrade, a Biblioteca Escolar da Escola Secundária de Cristina Torres "levou" a todos os alunos a poesia de Eugénio de Andrade. A sua poesia é maravilhosa!
SESSÃO DE LANÇAMENTO NA BE DA CT
CENTENÁRIO DE EUGÉNIO DE ANDRADE
LIVROS DA SEMANA
CONCURSO CONCELHIO | NACIONAL DE LEITURA
"DO SERMÃO À EXPRESSÃO...DAS PALAVRAS ÀS IMAGENS"
A propósito da exposição "Do Sermão à Expressão ... das palavras às imagens" foram produzidos dois podcast para enriquecer a biblioteca de áudios da Escola Cristina Torres. Assim foram integrados dois episódios gravados por duas alunas do 8.º ano (turmas B e C). Estão também disponíveis na Biblioteca Digital LER
Ouve-os aqui.
CENTENÁRIO DE JOSÉ SARAMAGO - ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA BE DA CT
LEITURAS CENTENÁRIAS
No dia dezasseis de novembro, houve mais uma sessão do Clube de Leitura com uma atividade integrante das comemorações do Centenário do nascimento de José Saramago.
CENTENÁRIO DE JOSÉ SARAMAGO
CENTENÁRIO DE SARAMAGO NA PMA
COLETÂNEA DE POESIA - "PAZ E HARMONIA GLOBAL"
AGUSTINA - 100 ANOS
Ler Agustina Bessa-Luís é uma experiência intensa.
As personagens estão quase ali, formando-se, aninhando-se na nossa imaginação, e lá ficam para sempre. A escrita aforística, sentenciosa, ensina o leitor, enriquece-o.
Com vista a motivar os mais jovens para a obra de Agustina, o Clube de Leitura celebrou o centenário do seu nascimento com os alunos do 7ºB, durante a aula de História. Selecionados excertos dos livros infantojuvenis, Dentes de Rato e Vento, Areia e Amoras Bravas, fez-se uma tertúlia de leitura e conversa, na Biblioteca Escolar.
Durante a semana, na Biblioteca, ficará uma pequena exposição com os livros da autora que integram o espólio da Biblioteca e com outros que a Biblioteca Municipal gentilmente disponibilizou para mostrar a qualidade e variedade da obra agustiniana.
OUTUBRO MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS NA CT
CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE AGUSTINA BESSA-LUÍS
No próximo dia 15 comemora-se o centenário do nascimento de Agustina Bessa-Luís. O Clube de Leitura e a Biblioteca Escolar Cristina Torres vão realizar uma atividade para celebrar esta data. No dia 17 das 9h30 às 10h20 na BE CT serão lidos textos desta autora. Partilhamos um resumo da sua biografia.
Clica na imagem
O 1ºCICLO CELEBRA O DIA DA LIBERDADE E O DIA DO TRABALHADOR
DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA
23 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DO LIVRO
PRENDAS E CERTIFICADOS PARA OS PARTICIPANTES NO CNL
Agradecemos a todos a sua participação. Até para o ano!
CARNAVAL 2022 - 1ºCEB
ALUNOS DO 9ºANO DA ESCOLA PMA VISITAM A BE DA ESCOLA CT
DIA INTERNACIONAL DE LUTA CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL
BOOKTUBER NA ESCOLA CRISTINA TORRES
CONCURSO CONCELHIO DE LEITURA
“O filme da minha vida”, de Maite Carranza – 3.º CEB
“O legado de Mandela”, de Richard Stengel – Ensino Secundário
Desejamos aos nossos alunos uma participação honrosa!
A LINGUAGEM MATEMÁTICA
SEMANA(S) DA(S) LEITURA(S)
DIA DA MULHER NA BE DA CRISTINA TORRES
LIVROS DA SEMANA
LIVROS DA SEMANA
PROJETO 10 MINUTOS A LER
Romances, contos, poesia, crónicas, biografias, ensaios, novelas gráficas, BD, obras de arte compõem o saco dos “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, que faz agora parte dos materiais das salas de aula das escolas Pintor Mário Augusto e Cristina Torres.
A candidatura foi dirigida aos alunos dos 2º e 3º ciclos, mas várias turmas do ensino secundário aderiram à atividade.
O registo diário da leitura está a ser feito no sumário da disciplina em que calha a atividade.
CONCURSO NACIONAL DE LEITURA - FASE DE ESCOLA CRISTINA TORRES
LIVROS DA SEMANA
CONCURSO QUADRAS DE NATAL
CONCURSO PAI! MÃE! CONTA-ME O QUE FAZIAS NAS FÉRIAS DO NATAL
DIA MUNDIAL DO ORIGAMI
A origem dos origamis é japonesa e o termo usado faz referência à arte de dobrar papel sem usar tesouras ou cola para criar figuras.
Sadako Sasaki, uma menina de 12 anos, tornou o origami um símbolo de paz mundial. A menina foi vítima da bomba atómica da Segunda Guerra Mundial e, antes de falecer, esta fez 646 grous (pássaro) na esperança de pedir um desejo de cura. A lenda diz que quem fizer mais de 1 000 grous em origami, tem direito a um desejo concedido pelos deuses. Para completar os 1 000 grous, os seus amigos fizeram mais 354.
Neste cartaz encontras 2 pequenos vídeos muito interessantes: uma bonita história e como construir um tsuru...
Diverte-te!
PRÉMIOS AO CLUBE DE LEITURA
As turmas 7º E, F e G, 8º A, B e D, 9º C e E e 11º C foram as mais premiadas, com vários alunos a atingirem os melhores resultados.
Os organizadores esperam dar continuidade a este tipo de atividades promotoras da leitura e das literacias e contar, futuramente, com a participação de todos os alunos, não esquecendo que quem lê sabe sempre mais.
Um agradecimento a todos os professores de Português pela colaboração neste projeto.
O Clube de Leitura
Pode aceder em https://bit.ly/RDLOsDaMinhaRua
Parabéns à Biblioteca escolar da Escola Cristina Torres e a todos os envolvidos!
Explore outros Roteiros Digitais de Leitura do PNL2027 em https://pnl2027.gov.pt/np4/rdl_apresentacao.html"
PEDRO SEROMENHO VEIO À ESCOLA DE QUIAIOS
Pedro Seromenho começou por se apresentar, falando e sorrindo ao mesmo tempo! Contou uma história engraçada: “Inês, a inventora de profissões” que reflete a forma de pensar e de viver do autor. Porque ele, afinal, é um sonhador! Depois foi mostrando algumas capas de livros que já escreveu em que algumas das personagens são inspiradas em pessoas reais da sua família: “O meu avô sabe voar”, “As gravatas do meu pai”, “A Cidade que queria viver no Campo”, “100 histórias de um rei”, entre outras.
Além de escritor, Pedro Seromenho também é ilustrador dos seus próprios livros. E, para surpresa dos alunos, em direto, desenhou uma nuvem que se desenvolveu e transformou numa figura feminina a quem ele chamou “Leitora-sonhadora”. Depois assinou a ilustração e enviou para os alunos pintarem.
Pedro Seromenho respondeu às perguntas que os alunos lhe enviaram previamente deixando uma nota importante: “Para se ser bom escritor, é preciso ser primeiro bom leitor!”
Por fim, o autor e ilustrador falou dos seus projetos literários para o futuro porque a sua imaginação não se esgota. O encontro virtual terminou com todos os alunos a baterem palmas. Foi um momento fantástico!
VÊ AQUI O QUE ACONTECEU EM ABRIL
SEMANA(S) DA(S) LEITURA(S) 2021
UMA AVENTURA EM LINHA
A atividade começou às 14:30 e deveria ter terminado pelas 15:30, mas o entusiasmo dos jovens participantes foi tanto que as autoras ficaram até depois das 16:00. Saíram então, para o lançamento do seu último livro, O Longo Caminho para a Igualdade, uma obra sobre a discriminação da Mulher.
Muito brevemente sairá mais um volume da coleção, que conta já com 62 livros: Uma Aventura em Noite de Tempestade. Podem saber mais aqui, na entrevista das autoras ao DN (17/01/21):
Este Encontro foi uma das atividades de abertura da Semana da Leitura na Esc. Cristina Torres.
1º DESAFIO DE ESCRITA/ILUSTRAÇÃO
Clique na imagem para visualizar ou no Qr code
CONCURSO DE LEITURA
CONCURSO DE LEITURA NA CRISTINA TORRES
Clica na imagem para abrir e acederes aos recursos digitais
LER BEM A POESIA
A Biblioteca Escolar foi ainda palco de treino e de observação do que os alunos iam aplicando à sua interpretação, por exemplo, no excerto do poema “Poemacto III”, de Herberto Helder: “O ator acende a boca. Depois, os cabelos./ Finge as suas caras nas poças interiores./ O ator põe e tira a cabeça/ de búfalo/ de veado/ de rinoceronte./ Põe flores nos cornos./ Ninguém ama tão desalmadamente/ como o ator.”
Muito obrigado, professor.
A Professora Ana Maria Machado, docente da FLUC, leciona Literatura Portuguesa. Ligada à formação de professores, tem também apresentado formação de leitura sobre este novo género narrativo ainda pouco explorado e pouco divulgado nas escolas.
A Biblioteca Escolar e o Clube de Leitura congratulam-se com esta iniciativa, que constitui um bom incentivo à leitura e à literacia digital dos mais novos.
LEITURAS DE NATAL!!
Sugestões de leitura para LER+ neste Natal!
5' A LER
O Clube de Leitura do AEFN, em colaboração com as Bibliotecas Escolares, deu continuidade ao projeto 5’ a LER neste ano letivo. Trata-se de uma atividade diária de 3, 4 minutos de leitura, na primeira aula da manhã, em todas as salas de aula, desde o 5º ao 12º ano.
No ano letivo anterior foram disponibilizados 126 textos, colocados no ambiente de trabalho de cada sala de aula, para projeção e leitura.
A seleção dos excertos é da responsabilidade dos professores da equipa do Clube de Leitura. Como a seleção dos textos é orientada para um público tão heterogéneo, opta-se por uma variedade de textos com graus de complexidade diferente, uns dias são textos orientados para alunos mais velhos, outros dias, para alunos mais novos.
Além disso, privilegia-se a leitura de textos de géneros variados: expositivos, narrativos, líricos, notícias, relatos de viagens, artigos científicos, etc., abarcando assuntos muito diferentes. Esta variedade é sempre profícua, estimulante e enriquecedora.
MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES
Em outubro a biblioteca da Cristina Torres integrou as celebrações do mês internacional das bibliotecas escolares com atividades promotoras das literacias.
A BE da Cristina Torres propõe uma leitura para a semana de 16 a 20 de novembro. Vê aqui o filme... e boas leituras!
Clique abaixo para ver o filme