Realizou-se no passado dia 28 de outubro, pelas 15h30, uma ação de formação sobre “Utilização de extintores e extinção de fogos” nas instalações da Corporação dos Bombeiros Municipais da Figueira da Foz. A formação foi direcionada aos alunos que frequentam o 1.º e 2.º anos de formação do Curso Profissional de Técnico de Análise Laboratorial, no âmbito da disciplina de Análises Químicas, sendo os discentes acompanhados pelas professoras Helena Correia e Sandra Neves. Com esta atividade pretendeu-se contribuir para a formação integral dos alunos, conhecer equipamentos de extinção de incêndios, nomeadamente, os extintores, bem como aprender a utilizá-los para extinção de fogos. Pretendeu-se ainda dotar os formandos de competências que lhes permitam atuar numa situação de um pequeno foco de incêndio, garantindo o socorro numa primeira instância, antes da chegada do auxílio dos profissionais. Saber como agir em situação de emergência/urgência, pode fazer a diferença quando se fala em salvar vidas e bens!
Esta formação foi ministrada por profissionais habilitados e com experiência no terreno que, de uma forma muito empenhada e esclarecedora, tornaram possível as aprendizagens bastantes pertinentes no âmbito desta temática. Os alunos mostraram-se bastante motivados, participando nas várias atividades propostas. Desta forma, entendemos terem sido atingidos os objetivos inicialmente delineados.
No dia 21 de novembro, na sequência do convite que foi endereçado ao Agrupamento, os alunos do Curso Profissional TAL do 11.°F e 12.° F, acompanhados pelos docentes da componente tecnológica, deslocaram-se à Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), nossa parceira de há longos anos, nomeadamente, no âmbito da formação em contexto de trabalho.
O objetivo da visita foi participar na “Semana da Ciência e Tecnologia”, um evento a nível nacional dinamizado pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva. Foi uma oportunidade para os nossos alunos usufruírem do que cientistas, universidades, politécnicos e centros de investigação têm para partilhar sobre os seus contributos para o avanço do conhecimento e o bem-estar da sociedade.
A ESAC organizou vários eventos entre 18 e 24 de novembro para os estudantes da escola, alunos do ensino secundário/profissional e alunos do 2º e 3º ciclos.
Os nossos alunos participaram nas atividades abertas ao ensino profissional, nomeadamente, A Ciência n(d)A ESAC – O Olhar Para o Futuro:
-Plantas Invasoras
-Agricultura Sustentável
-A importância dos polinizadores nos Ecossistemas
-Alimentos fermentados: Presente vs Futuro da (Bio)Tecnologia Alimentar
-Perigos escondidos nos alimentos
-Fisiologia Animal: perscrutar o interior dos animais
Tiveram ainda oportunidade de visitar o laboratório de parasitologia animal e os estábulos.
Os alunos mostraram-se interessados, participativos e agradados com a visita.
Terminamos com uma palavra de agradecimento ao bom acolhimento que nos foi proporcionado pela ESAC.