DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA NA EB1 DE QUIAIOS
 
No dia 5 de Maio de 2002 assinalou-se pela terceira vez o Dia Mundial da Língua Portuguesa.
A escola EB1 de Quiaios desenvolveu atividades relacionadas com o tema que tanto nos orgulha. Os alunos do  4° ano fizeram um portefolio com atividades que realizaram ao longo da semana e ontem convidaram os alunos do 1° ano para os ouvirem ler. Foi muito agradável ver os alunos do 4° ano assumirem o papel de contadores de histórias e os alunos do 1° ano a ouvirem tão atentos... Uma atividade a repetir, na opinião de todos os participantes.
  
 

DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA
 
Na Escola Secundária Cristina Torres, a comemoração foi em grande. Às 10h os alunos do Clube de Leitura interagiram com o escritor João Tordo via Zoom no âmbito da atividade promovida pelo PNL 2027.

Às 12h os alunos do 9.º ano partilharam, via Zoom, leituras com alunos do 3.ºCEB de duas outras escolas de Coimbra (Alice Gouveia e Martim de Freitas). O projeto intitulado "P@rtilhas de lusofonia ... em redor de livros e leituras" deu o mote para o início de um projeto eTwinning de promoção da leitura que vai ser desenvolvido pelas 3 escolas com alunos do 3.ºCEB.

 
 

  

 

MILU LOUREIRO CONTA HISTÓRIAS AOS ALUNOS DA ESCOLA DE QUIAIOS
 
No dia 22 de Abril a escola de Quiaios teve o grato prazer de receber a digníssima escritora Milu Loureiro através da parceria da Biblioteca Municipal da Figueira da Foz com a Junta de Freguesia de Quiaios e, em colaboração, com a BE PMA.
Foi uma delícia ouvir a autora contar como se tornou escritora e ilustradora e poder ver e tocar tudo o que a acompanhava... baús, caixas, mantas, aventais, fantoches e livros... muitos livros para assinalar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor (23 de abril). Pode dizer-se que os alunos ficaram encantados com a cor, os gestos, a voz, as histórias e, por fim, os beijinhos em forma de bolas de sabão. Tudo pensado com muito gosto e feito com amor, pelas suas próprias mãos... mãos de fada, claro...  Fada Milu... que deixou todos encantados com a sua passagem pela nossa pequena escola. Pequena em tamanho mas grande em sonhos... Um grande agradecimento a todos os que proporcionaram este momento ímpar e tão precioso.
   

 
 
 
 
 
 

 


SESSÃO SOBRE A GUERRA COLONIAL PARA ALUNOS DO 9ºANO NA PMA
 
No âmbito da comemoração do 48.º aniversário do 25 de abril, a Biblioteca Escolar e o Grupo de História dinamizaram duas sessões sobre a Guerra Colonial do Estado Novo.
Nada melhor do que fazer os alunos do 9.º ano ouvirem, a explicação desta problemática da História de Portugal, na primeira pessoa. Há muito que aspirávamos trazer à nossa escola o Sr. Engenheiro Constantino Rodrigues, que de 1969 a 1971 comandou um pelotão de homens na ex-colónia de Moçambique. No ano em que se comemora o 48.º aniversário do 25 de abril e consequente descolonização das nossas possessões ultramarinas, tivemos a sorte de termos presente na nossa escola um protagonista desta fase da História de Portugal. Através de uma comunicação viva e expressiva, o nosso convidado prendeu a atenção dos alunos, narrando episódios inolvidáveis dessa passagem por aquele território africano, que ainda hoje recorda com saudade e encanto. Os alunos foram convidados a comparar a devoção que têm à sua mãe, com o mesmo sentimento perante a Pátria. Sendo essa devoção o motor que impelia milhares de jovens a embarcar nos navios para participarem numa guerra que se prolongou por 13 longos anos. O nosso orador também mostrou aos alunos o casaco da sua farda que o acompanhou nos 2 anos em que se encontrou no palco de guerra em Moçambique. Os alunos que se prontificaram, puderam experimentar a sensação de vestir aquela peça de vestuário, segurando a bandeira e tirando fotografias com o Sr. Constantino. Por fim, os alunos com curiosidade ouviram as explicações relativas a um álbum de fotografias que retratam a sua passagem pela Guerra Colonial.

Foi, sem dúvida, uma excelente aula de História Contemporânea de Portugal. Agradecemos muito a presença do Sr. Eng.º Constantino Rodrigues que, desde a primeira hora, se prontificou a participar nesta experiência pedagógica.

 
 

LEITURAS E ODS NAS EB1 DO AGRUPAMENTO
 
Durante o mês de abril, a Biblioteca Escolar da PMA tem continuado a levar leituras, no âmbito do projeto “Pé ante pé a ler”.
Neste mês o tema das leituras está focado no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 1 – Erradicar a fome. Estão a ser lidos o conto tradicional português, “A sopa da pedra” e “ O gelado de Múkua da Mamita” da escritora africana Domingas Monte. Estas leituras são contextualizadas, sendo explicados aos alunos as diversas nuances de cada obra na questão da alimentação, nas várias épocas e nas várias geografias atuais.

No mês de maio e junho existirão novidades no formato deste projeto de leitura, fazendo-se uma transição para a leitura digital com os alunos.

 

OCUPAÇÃO PLENA DOS TEMPOS LETIVOS NA BE DA PMA
 
A Biblioteca Escolar, para além de livros e computadores dispõem de uma série de jogos com interesse didáctico que fazem as delícias dos alunos sempre que se encontram na hora de almoço, ou falta de algum professor.

Os alunos aprendem a socializar, mas mantêm-se ativos e tentam resolver problemas colocados pelos jogos, o que constitui uma forma de aprendizagem com relevo para os nossos alunos, muito embora com carácter informal.

 
 
 

LEITURAS NA BE PELA INCLUSÃO
 
O mês da leitura foi marcado na Biblioteca Escolar da PMA por leituras pela Inclusão.
Nenhum aluno deve ser deixado para trás, pelo que a convite da BE_PMA as professoras de Educação Especial trouxeram alunos à BE para realizarmos leituras em voz alta e análise da mensagem das obras. Os alunos gostaram muito e participaram bastante.
 
 

DIA DO LIVRO INFANTIL
 
No dia 2 de abril comemorou-se na Biblioteca Escolar da PMA o Dia Internacional do Livro Infantil.
Para tal foram expostos livros infanto-juvenis, para além da realização de leituras na Biblioteca Escolar e salas de aula, em diversos formatos.
 

KAHOOT E MENTIMETER NA BE PARA O 5ºANO
 
Na sequência da leitura da obra “A maior flor do Mundo”, os alunios do 5.º A voltaram a Biblioteca Escolar para realizarem um Kahoot de 25 questões sobre a obra.
O desafio foi muito intenso e os alunos bateram-se pelos 3 primeiros lugares, para constarem do pódio. Esta actividade insere-se, igualmente, nas “Leituras Centenárias” – na comemoração do centenário do nascimento de José saramago.

De seguida, responderam a um Mentimeter, onde realizaram a avaliação da atividade na qual estiveram envolvidos.

  

 

 
"PÉ ANTE PÉ A LER..." - A BE VISITA AS EB1
 
No mês de março – “Mês da Leitura”, retomaram-se as visitas às EB1 do AEFN.
Desta vez o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), trabalhado com os alunos foi o 14 – Proteção da Vida Marinha. Neste âmbito foram realizadas as leituras dos seguintes livros: “A gota de água”

Segundo Raimon Panikkar de Inês Castel-Branco. Este livro foi o mote para muitas conversas sobre a preservação da vida nos oceanos e sobre o ciclo da água. De seguida foram lidos poemas sobre o mar e a água do livro “Ciência para meninos em poemas pequeninos” de Regina Gouveia. Foram utilizados alguns artifícios para contar as histórias e ler os poemas. Por fim, Os alunos foram surpreendidos com uma caixinha (edição da Kalandraka) com 7 minilivros no seu interior. Os alunos escolheram e leram o miniconto “A galinha ruiva”.

  


  
TRUZ, TRUZ... VAMOS LER!
 
Ao mês de março convencionou-se chamar – O Mês da Leitura.
Entre muitas actividades desenvolvidas pela Biblioteca Escolar, estes instantâneos de leitura, em sala de aula realizaram-se nas turmas do 5.º ano e do 8.º ano. Junto dos alunos do 5.º Ano a PB leu o belíssimo livro “A árvore generosa” de Shel Silverstein. Esta obra pretendeu comemorar o Dia da Àrvore, que aconteceu no dia 21 de março.

Para os alunos do 8.º ano, foram lidos excertos de um conto de José Saramago “O conto da ilha desconhecida” (integrando essas leitura, nas “Leituras Centenárias”, para a comemoração do centenário do nascimento do escritor, nobel da literatura.

  

 

TRUZ, TRUZ... VAMOS LER!
 
Ao mês de março convencionou-se chamar – O Mês da Leitura.
Entre muitas actividades desenvolvidas pela Biblioteca Escolar, estes instantâneos de leitura, em sala de aula realizaram-se nas turmas do 5.º ano e do 8.º ano. Junto dos alunos do 5.º Ano a PB leu o belíssimo livro “A árvore generosa” de Shel Silverstein. Esta obra pretendeu comemorar o Dia da Àrvore, que aconteceu no dia 21 de março.

Para os alunos do 8.º ano, foram lidos excertos de um conto de José Saramago “O conto da ilha desconhecida” (integrando essas leitura, nas “Leituras Centenárias”, para a comemoração do centenário do nascimento do escritor, nobel da literatura.

  


MIÚDOS A VOTOS NA PMA
 
Os livros mais votados pelos alunos do 2º e 3º ciclos da PMA.
 

  


ESCOLAS EB1 DO AEFN NO CONCURSO CONCELHIO DE LEITURA
 
No dia 4 de março, pelas 14.00, 15 alunos das escolas do 1.º CEB do AEFN rumaram à Biblioteca Municipal para participarem no Concurso Concelhio de Leitura, tendo sido acompanhados de 9 suplentes.
Após a realização de uma prova em Kahoot sobre as obras “A arca do tesouro” de Alice Vieira e “O Clube dos Cientistas. Alerta no mar” de Maria Francisca Macedo e respondido a uma questão de construção os alunos aguardaram os resultados enquanto viam uma curta-metragem.  No final foram apurados 6 alunos para a realização de provas de leitura expressiva e de argumentação. Num total de 69 participantes, um aluno do nosso agrupamento, da EB1 de Quiaios, João Pedro Azenha Melanda, do 4.º ano, ficou apurado para as provas finais. Parabéns ao João Pedro e a todos os participantes!

 

 
 
MARÇO SEMANAS DA LEITURA
 
No mês de março as semanas da leitura comemoram-se na Escola Pintor Mário Augusto com diversas atividades.
Consulta aqui.
Boas Leituras!
 

 
 

DIA DA MULHER NA BE DA PMA
 
Os alunos evocaram o Dia da Mulher, a 8 de março, na Biblioteca Escolar. Os alunos realizaram um jogo no qual perante fotografias expostas de escritoras, e das suas obras, os alunos procuravam o apelido de cada autora e fixavam em cada fotografia.
Foram realizadas exposições de livros de autoras, na Biblioteca Escolar e no Hall da Escola PMA. Foi realizada, também, na BE uma exposição sobre mulheres inspiradoras: Sophia de Mello Breyner na escrita e Malala, nos Direitos Humanos e Igualdade de Género.

Foi divulgado um documento informativo sobre o significado do Dia da Mulher.

Estas atividades inserem-se na (s) Semana(s) da Leitura.

 


JOGAR KAHOOT COM A BE NAS EB1 DO AEFN
 
Os alunos das escolas do 1.º CEB do Agrupamento de Escolas Figueira Norte, tiveram a visita da professora bibliotecária da Escola Pintor Mário Augusto, para com ela treinarem a aplicação Kahoot, nos tablets do AEFN.  
Como esta aplicação iria ser utilizada na realização da prova do Concurso Concelhio de Leitura, os alunos treinaram a realização de um formulário (não oficial) sobre uma das obras a concurso. Também foi feita leitura, em voz alta, sobre a obra “Alerta no Mar”, também a concurso.

Os alunos gostaram muito da experiência. Prometemos voltar a usar tecnologias junto dos alunos do 1.º CEB.

 

 

DIA DE S. VALENTIM NA BE DA PMA
 
Este ano, tal como nos anteriores, o Dia de S. Valentim foi mote para muitas actividades e brincadeiras alusivas ao tema.
Já é tradição a troca de cartas entre os alunos. Esta actividade foi um sucesso, pois todos gostam que lhe dediquem palavras bonitas. No dia 14 de fevereiro alunos e professores receberam uma carteirinha com corações para colocar o seu cartão da escola. Muitos livros sobre o amor e amizade foram expostos na BE, apelando à sua requisição pelos alunos e docentes.

Os alunos puderam escrever num placard, aquilo que consideram que “É amor” e o que “Não é amor”.

A Biblioteca Escolar, além de promover a leitura, também promove o debate de ideias e apela a uma educação para os valores.

  

FLORES E MAIS FLORES
 
A Biblioteca Escolar lançou o desafio aos alunos da Escola Pintor Mário Augusto e às escolas do 1.º CEB do Agrupamento de Escolas Figueira Norte para que criassem flores, de tamanhos e formatos diversos.
Esta iniciativa prende-se com a comemoração dos 100 anos do nascimento de José Saramago. Após a leitura da obra “A maior flor do mundo” junto de alunos do 1.º CEB e de turmas da Escola Pintor Mário Augusto, apelou-se à criação artística dos alunos. Algumas flores já nos chegaram à Biblioteca escolar, vindas da EB1 de Alhadas e encontram-se em exposição na BE.

O desafio continua em vigor, esperando até ao fim do 2.º Período a receção de muitas mais flores, dos variados ciclos de ensino.

Para que os seus alunos se inspirassem para a actividade, a professora Lurdes Rosa trouxe uma turma, à Biblioteca Escolar, para ouvir (de novo) “A maior flor do mundo” de José Saramago.

 
 

DIA DA INTERNET SEGURA NA PMA
 
A Biblioteca Escolar, em articulação com a Disciplina de TIC, comemorou no dia 8 de fevereiro o “Dia da Internet Segura” na Escola Pintor Mário Augusto.

Na Biblioteca Escolar esteve uma apresentação a passar em contínuo sobre os cuidados a ter quando se “navega” na Net.

Muitos cartazes apelativos e informativos, sobre o tema, estiveram disponíveis tanto na Biblioteca Escolar, como nos corredores da escola.

Foram compendiados uma série de vídeos sobre a segurança na Net que estarão disponíveis em todos os computadores da Biblioteca Escolar.

 
 

 
NOVOS SACOS COM NOVOS LIVROS PARA OS JI DO AEFN
 
A Biblioteca Escolar recebeu fundo documental de qualidade, adquirido pelo Agrupamento de Escolas Figueira Norte.
 
Ao ser divulgada a lista pelos  Educadores de Infância, surgiu a ideia de criar novos sacos com este novo fundo documental,  recentemente integrado na colecção.

Neste momento já existem oito sacos completos de livros novos a aguardar a sua viagem para um JI do AEFN.

 
 

DIA DOS NAMORADOS NA BE DA PMA
 
A Biblioteca Escolar da PMA comemora o Dia dos Namorados com algumas atividades.
 
 
 

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA NA PMA - FASE DE ESCOLA
 
Nos dias 17 e 20 de janeiro realizaram-se as provas do Concurso Nacional de Leitura na Escola Pintor Mário Augusto, fase de escola.
Participaram 28 alunos do 2.º CEB e 14 alunos do 3.º CEB. Os primeiros leram o livro “História de um gato e de um rato que se tornaram amigos” de Luís de Sepúlveda e os alunos do 3.º CEB leram o livro de Afonso Cruz “O Pintor Debaixo do Lava-Loiças”.

Desta fase do Concurso de Leitura ficaram apurados os alunos que irão participar no início de março nas provas concelhias, que decorrerão na Biblioteca Pública Municipal a Figueira da Foz.

Os alunos vencedores são os seguintes:

2.º CEB

3.º CEB

Lugar

Nome, n.º, Turma

Lugar

Nome, n.º, Turma

1.º

Matilde Fernandes, nº 16, 5.º B

1.º

Melánie Esteves, n.º 10, 7.º F

2.º

Sofia louro Jesus, n.º 18, 6.º A

2.º

Maria Inês Pinto, n.º 11, 8.º F

3.º

Gabriel Rodrigues, n.º 8, 5.º A

3.º

Carolina Santos Roque, n. 6, 8º G

Suplente

Daniela Neves, 5.º A

Suplente

Mafalda Pinto, 8º E

Suplente

Laura Cabete, 5º B

Suplente

Tereza Maherovska, 7º G

Suplente

Letícia Silva, 5.º C

Suplente

Joana cantante, 8.º E

Suplente

Simão Lemos, 6.º A

 

 

Suplente

Lourenço Silva, 5.º C

 

 

 

Maria Gonçalves, 5.º A

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA - FASE DE ESCOLA 1ºCEB
 
Trinta e oito alunos das Escolas do 1.º CEB, do 3.º e 4.º ano do Agrupamento de Escolas Figueira Norte concorreram à primeira fase do Concurso Nacional de Leitura nas suas escolas.
Para tal, os alunos leram o conto de Grimm, “Os músicos de Brémen”. Os alunos responderam a um formulário de 20 questões de escolha múltipla sobre a obra, e uma questão de construção/composição.

No final, ficaram apurados das escolas EB1de Santana, Maiorca, Netos, Quiaios, Vigários e Alhadas, 15 alunos vencedores e 10 alunos suplentes (numa média de três por escola, de cada categoria).

De seguida, estes alunos irão participar na prova concelhia do Concurso Nacional de Leitura, no início de março, na Biblioteca Escolar.

 

EVOCAÇÃO DO HOLOCAUSTO PELA BE DA PMA
 
A 27 de janeiro de 2022 evocou-se o 77.º aniversário da libertação do Campo de Concentração de Auschwitz-Birkenau pelas tropas soviética, dia que se convencionou chamar “Dia Internacional das em Memória das Vítimas do Holocausto”.
Assim, Biblioteca Escolar da PMA e o Grupo de História levaram a cabo uma série de ações com o objectivo de manter a memória viva, sobre esta atrocidade cometida sobre a humanidade. Foi realizada uma mega exposição de fotografias sobre os Campos de Concentração de Auschwitz-Birkenau, no primeiro andar da escola. Esta exposição suscitou o interesse dos alunos, que de forma orientada ou individual visualizaram os locais de horror desses campos nazis. Toda esta exposição, também em formato digital, foi difundida pelos professores de História em sala de aula. Os alunos do 9.º ano analisaram um Roteiro Digital de Leitura, realizado no Google Earth, sobre a obra de Afonso Cruz “O Pintor debaixo do lava-loiças, que nos fala sobre a saga dos refugiados judeus na fuga para ocidente e o caso de um pintor eslovaco judeu, refugiado na cidade da Figueira da Foz (como muitos outros judeus em trânsito para o novo mundo).

A professora bibliotecária realizou leituras na sala de aula do 6.º ano, com excertos dos livros “Moushi, o gato de Anne Frank” de José Jorge Letria e “Anne Frank. A menina que o mundo ouviu”. Uma forma de os mais novos conhecerem esta realidade, para que esta não se repita.

Foram realizados e distribuídos marcadores com textos, poemas, frases e imagens sobre o Holocausto.

É importante que se conte esta realidade aos nossos alunos, para que no futuro não se viva uma realidade semelhante.

 
 

UMA QUESTÃO DE AZUL-ESCURO - O BULLYING EM "PÉ ANTE PÉ A LER"
 
O mês de janeiro deu início, novamente, à atividade “Pé ante pé a ler” junto dos alunos das escolas do 1.º CEB do 2.º CEB.
A professora bibliotecária da PMA deslocou-se às escolas do 1.º CEB levando como leitura (e análise) da obra de Margarida Fonseca Santos, “Uma questão de azul-escuro”. Numa altura em que se fala tanto do tema Bullying e em que se faz a apologia de valores como a tolerância, a amizade, a compreensão, entre outros, este tema deu o mote às nossas sessões do mês de janeiro e os alunos têm ficado presos à leitura e têm manifestado a sua opinião. O livro tem um caráter pedagógico incrível, uma vez que são indicados procedimentos adequados, em caso de algum alunos se ver confrontado com este grave problema social.

Esta atividade irá ter continuidade em articulação com a Técnica Sup. De Serviço Social, Adelaide Pereira, nas escolas do 1.º CEB, junto dos mesmos alunos.


NOVOS LIVROS NA BE DA PMA
 
Livros e mais livros incríveis chegaram, novinhos em folha, à Biblioteca escolar da PMA.
Existem livros destinados ao público dos Jardins de Infância e 1.º Ciclo, e muitos livros espetaculares para os alunos do 2.º e 3.º CEB fruírem a leitura: Diário de um Banana, Diário de uma Tótó, O Bando das Cavernas, As Piores Crianças do Mundo; Puto detective, Escola de Futebol e muito, muito mais.

Brevemente divulgaremos as listas das novas aquisições do Agrupamento de Escolas Figueira Norte para a Biblioteca Escolar da escola pintor Mário Augusto.

Sempre que possível escolhemos títulos cujas histórias apontam para os valores e para a cidadania.

Vem conhecer as NOVIDADES!!!

   

 

27 JANEIRO - DIA INTERNACIONAL DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO
 
A Biblioteca Escolar da PMA comemora o Dia Internacional das vítimas do holocausto com algumas atividades.
 
 

OS MELHORES LEITORES DO 1ºPERÍODO DA PMA
 
Os alunos da Escola Pintor Mário Augusto frequentaram muito regularmente a Biblioteca Escolar, acedendo aos equipamentos, recursos e material livro e não livro tanto para situações de aula, ou de acordo com as necessidades curriculares, mas também para ocuparem os tempos livres.
Muitos alunos são habituais na requisição de livros para fruição ao domicílio. Ao longo do 1.º Período tivemos alunos que se distinguiram por terem requisitado o maior número de livros. Obtivemos um primeiro, segundo lugar e dois terceiros lugares exequo. A melhor leitora foi de uma turma do 6.º ano e os restantes foram alunos de turmas do 6.º ano. A Biblioteca Escolar premiou estes alunos com material didático para uso pessoal desses alunos.

Parabéns!!!


CONCURSO NACIONAL DE LEITURA - FASE DE ESCOLA PINTOR MÁRIO AUGUSTO
 
Consulta aqui o calendário e as obras escolhidas para participares no Concurso Nacional de Leitura.
 

 

PÉ ANTE PÉ A LER...O NATAL
 
Continuam as visitas da professora bibliotecária às escolas do 1.º CEB. No mês de dezembro, foi escolhido o lindo conto de Natal de José Fanha “Os sapatos do Pai Natal”.
O diálogo com os alunos foi no sentido de os fazer concluir que a oferta dos presentes de Natal deve sempre ter em linha de conta a sustentabilidade do planeta. Foi tratado o tema 12 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Produção e Consumo  Sustentável.

Também na linhadas leituras Centenárias, foi também lida a obra de José Saramago “A maior Flor do Mundo”. Os valores implícitos nesta obra, como a bondade e o cuidado, devem ser inspiradores para esta época do ano e para todos os dias do ano.

 

 
ESPÍRITO DE NATAL NA BE DA PMA
 
A Biblioteca Escolar “vestiu-se” de Natal. Com muitos lacinhos, luzinhas, pais-Natal, árvores de Natal e muitas outras decorações, o espírito de Natal chegou à nossa Biblioteca Escolar.
Esta quadra do ano ainda tem muita magia, por isso os alunos ainda sentem fascínio por tudo o que lembre o Natal.

Os alunos e professores receberam um marcador de livros com uma árvore de Natal e uma estrela. Foi criada uma árvore de Natal minimalista que se encontra a decorar o Hall da nossa escola.

  

 

DIREITOS HUMANOS NA ESCOLA PINTOR MÁRIO AUGUSTO
 
No dia 10 de dezembro foi comemorado o Dia internacional dos Direitos Humanos na Escola Pintor Mário Augusto.
 
Muitas palavras relativas a direitos humanos fundamentais foram coladas nas escadas de acesso ao 1.º andar da Escola e vários cartazes, também alusivos ao tema, ficaram expostos no exterior da Biblioteca escolar.

A comemoração destas datas assinaladas tem como objetivo principal: Educar para os Valores.

 

CONTINUAÇÃO DAS LEITURAS CENTENÁRIAS NA PMA
 
A Biblioteca Escolar continua a dar forma ao projecto “leituras Centenárias” da Fundação José Saramago, em parceria com a nossa escola.
 
Desta vez foram as turmas do 7.º ano que receberam na sua sala de aula a professora bibliotecária para lhes ler “A Maior Flor do mundo” de José Saramago e falar da vida e obra do autor.

Todos os alunos e professores receberam um bonito marcador, criado na BE, com motivos natalícios.


DIA DA CULTURA CIENTÍFICA NA BE DA PMA
No dia 24 de novembro, os alunos da Escola pintor Mário Augusto participaram a várias actividades realizadas no âmbito da comemoração do Dia Nacional da Cultura Científica.
Para além de uma exposição de livros sobre ciência e ficção relacionada com a ciência, bem como cartazes com poemas sobre ciência e cientistas escritores, do qual se destacou António Gedeão, os alunos puderam participar na Biblioteca Escolar numa atividade de experiência, na qual se encheram balões recorrendo à reacção do bicarbonato do sódio e do vinagre. Os alunos, especialmente os mais novos, divertiram-se a encher balões de várias cores. Tratou-se de uma atividade realizada com a colaboração do Grupo Disciplinar de Físico-Química.

Os alunos puderam realizar jogos, unindo sobre uma mesa partes de poemas, também eles relacionados com ciência.

No exterior da Biblioteca Escolar os alunos puderam ler os poemas “Lágrima de Preta” e “Pedra Filosofal”, para além de puderem aceder, através de QRcode a vídeos com as mesmas letras cantadas por Manuel Freire.

 


VOTAÇÕES MIÚDOS A VOTOS 2021/22 NA PMA
 
Ao longo do mês de outubro os alunos da Escola Pintor Mário Augusto votaram, na Biblioteca escolar, no seu “Livro mais Fixe” – Miúdos a Votos, uma iniciativa conjunta do Plano Nacional de Leitura e da Visão Júnior.
Foram 47 e 48 alunos do 2.º e 3.º CEB, respectivamente, que participaram neste ato cívico. Este escrutínio sobre livros, prepara os nossos alunos para escolhas noutras eleições, quando forem mais velhos.

Assim, os livros mais votados foram os seguintes:

47 votos – 2.º CEB:

  • Uma aventura na Serra da Estrela. Ana Maria Magalhães (4 vezes)
  • A bruxa Mimi vai à praia. Valerie Thomas (2 vezes)
  • A maior flor do mundo. José Saramago. (2 vezes)
  • A fada Oriana. Sophia de Mello Breyner (2 vezes)
  • A terra de dragões. James A Owen (2 vezes)
  • A pequena sereia. Disney (2 vezes)

 48 votos – 3.º CEB:

  • O Cavaleiro da Dinamarca. Sophia de Mello Breyner ( 5 vezes)
  • Diário de um banana 1. Jeff Kinney (4 vezes)
  • O fantasma de Canterville. Oscar Wilde (2 vezes)
  • A História de um rato e de um gato que se tornaram amigos. Luis de Sepúlveda (2 vezes)
  • Capitão cuecas 1. Dav Pilkey (2 vezes).

 

Irá seguir-se uma nova fase de votação, quando forem apurados a nível nacional os livros considerados, pelos nossos, alunos, como os “+Fixes”. 


LEITURAS CENTENÁRIAS (DE JOSÉ SARAMAGO) NA BE DA PMA
 
A Biblioteca Escolar da PMA em articulação com a fundação José Saramago, em articulação com os professores de português, deu hoje início às actividades das “Leituras Centenárias” em torno da obra de José Saramago “A Maior Flor do Mundo”.
Foram inscritas nesta atividade , tal como o recomendado pela fundação, duas alunas: uma do 2.º CEB e outra do 3.º CEB, respectivamente Bruna O. e Carolina R.. A escola já se preparava para este evento há vários dias, com a exposição de uma pintura de uma imagem de Saramago com a sua biografia e uma pintura da “Maior Flor do mundo”, ambas se encontram no al da escola. Na Biblioteca escolar toda a entrada se encontra coberta de flores pintadas que se encontram no chão. Foi criado um lindo chapéu com uma flor que foi utilizado pelas alunas leitoras aquando da sua ida às salas de aula ler a obra infantil de Saramago, juntamente com a professora Bibliotecária. Várias turmas da escola tiveram hoje essa experiência, que continuará, ao longo da semana e que marca oficialmente as comemorações do centenário de Saramago, que se estenderão ao longo deste ano, até 16 de novembro de 2022.

Muitas outras actividades se seguirão, ao longo do ano.

 

MIÚDOS A VOTOS NA BE DA PMA
 
Na sequência da inscrição da nossa escola na atividade do Plano Nacional da Leitura, em articulação com a revista Visão Júnior, encontram-se a decorrer na Biblioteca Escolar da PMA o primeiro escrutínio do “Livro + fixe”.
Até ao final do mês de novembro, todos os alunos do 2.º e 3.º CEB poderão participar nesta eleição, a fim de apurarmos quais os livros que os nossos alunos gostam mais.

Os resultados desta votação serão comunicados para os promotores desta iniciativa e de seguida será publicada uma lista com os “Livros + fixes” seleccionados pelos alunos de todo o país, desses níveis de escolaridade. Mais tarde serão votados novamente os livros que constarem dessa lista nacional.

Vem à biblioteca votar!!! Participa!!!


2ªRONDA PELAS ESCOLAS DO 1ºCEB DE " PÉ ANTE PÉ A LER"
No mês de novembro está a decorrer a segunda ronda pelas escolas do 1.º CEB do projeto “Pé ante pé a ler”.
Desta vez as leituras reportam-se ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) “Saúde de qualidade”. Neste âmbito estão a ser lidos os livros “O livro com fome” de André Madaleno e “ Kiko, o dentinho de leite” de Manuela Mota Ribeiro. Com o primeiro livro tenta-se chamar a atenção para uma alimentação saudável e variada; com o segundo livro, é tratado o tema da saúde oral.

Devido ao facto de se ter dialogado com os alunos sobre a necessidade de preservar os livros da biblioteca escolar e que os livros sofrem com a má utilização: mãos sujas, molhada, dobras, etc, os alunos encontram-se a receber um lindo marcador, que deverão guardar para marcar as suas leituras nos livros da escola e nos seus.


PÉ ANTE PÉ... A LER, NAS ESCOLAS DO 1ºCEB DO AEFN
No mês de outubro realizou-se a primeira ronda pelas escolas do 1.º CEB, com o projeto “Pé ante pé… a ler”.
Neste projeto, a professora Isabel Sousa desloca-se às escolas onde fortam realizadas leituras expressivas de livros que educam para os valores da igualdade de género, tolerância e inclusão: “Perfeitamente Normal” e “Oliver Button é uma menina. Os livros suscitaram muito diálogo entre a professora bibliotecária e os alunos e estes foram convidados a fazer um desenho inspirado numa das histórias que lhe foram lidas. No mês de novembro, todas as escolas serão novamente visitadas, com muito livros e muitas leituras.


OUTUBRO - MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES NA PMA
 
Este ano o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares sugeria como mote: “Contos de fadas” e “Contos Tradicionais de Todo o Mundo”.
Para além de ações de formação de utilizadores, realizadas para alunos do 5.º e 7.º ano da Escola PMA, a Biblioteca Escolar criou uma decoração inspirada na fantasia dos contos de fadas, através de pinturas e colagens de diversos materiais, e realizou uma exposição no corredor de acesso à BE que fez as delícias dos nossos alunos. Aproveitando o mote do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, a Professora Bibliotecária percorreu as salas de aula dos alunos do 7.º ano, onde leu o conto tradicional português, “A sopa da Pedra” e nas turmas do 5.º ano, onde leu o maravilhoso conto dos irmãos Grimm “Os músicos de Brémen”. Os alunos surpreenderam-se com estas leituras, numa atividade que surge, de surpresa à sua sala de aula e se designa por “Truz, Truz… vamos ler”.

Igualmente, neste mês, chegaram a todas as escolas do 1.º CEB e aos Jardins de Infância do AEFN carrinhos com muitos livros para leitura domiciliária. Também, em outubro, se concluiu a primeira ronda pelas escolas do 1.º CEB, com o projeto “Pé ante pé… a ler”.

  


HALLOWEEN NA BE DA PMA
 
A Biblioteca da Escola Pintor Mário Augusto viveu intensamente o Halloween.
Com uma decoração a rigor, com monstros, fantasmas, aranhas, bruxas e feiticeira, morcegos, abóboras e muito mais, o cenário esteve a preceito para os dias que iriam culminar no Halloween. Muitas leituras arrepiantes, jogos, livros d’arrepiar para requisitar e uma mostra de lindíssimos chapéus de bruxa (do concurso levado a cabo pelo grupo de inglês) fizeram da Biblioteca Escolar o local de encontro e de passagem obrigatório, por estes dias. A biblioteca escolar renovou a sugestão de livros condizentes com a época que se estava a viver e os alunos requisitaram muitos livros para ler ao domicílio.

  

 

 
ROTEIRO DIGITAL DE LEITURA 
Roteiro Digital de Leitura realizado pela Professora Isabel Sousa no âmbito de uma formação sobre a obra "o Pintor debaixo do Lava-Loiças" de Afonso Cruz (Escritor de origem figueirense).
Este roteiro digital de Leitura tem muito interesse para os alunos e professores figueirenses, na medida em que realiza uma nova abordagem da obra, recorrendo à tecnologia (Google Earth na Web", através de uma viagem literária pela Figueira da Foz (e pelo mundo) durante a II Guerra Mundial. A Figueira da Foz acolheu, neste contexto, centenas de judeus refugiados ao regime Nazi e a sua passagem não deixou os seus habitantes indiferentes.

Roteiro digital de leitura

“Afonso Cruz e a Figueira da Foz!”

Afonso Cruz romanceou, nesta obra, uma história que ouviu em criança, na casa do seu avô, na Figueira da Foz. O avô era fotógrafo e tinha a sua loja na Rua Cândido dos Reis. Apercebendo-se das dificuldades pelas quais estava a passar o refugiado judeu, Jozeph Sors, devido à falta de documentos atualizados e o risco de ser repatriado, resolveu escondê-lo. Primeiro escondeu-o na sua loja e depois na sua casa, na Rua da Fonte. Nessa casa o pintor permaneceu  debaixo do lava-loiças. Com a ajuda da família do fotógrafo Cruz (no livro, Sr. Costa), conseguirá deixar o nosso país e partir para os EUA"

 

PRÉMIOS PARA A ESCRITA CRIATIVA
 
A Biblioteca Escolar da PMA premiou todos os alunos participantes do Desafio de Escrita Criativa, relativo ao Dia da Criança.
Foi oferecido um porta-chaves com a forma de uma sardinha, tendo em conta a tradição dos Santos Populares, que se festejam por esta altura. No verso dos porta-chaves estava a inscrição “Ler é comigo” que, neste caso, corresponde também à expressão “Escrever é comigo”.

Muitos parabéns a todo@s!!!

 

 

ESCRITA CRIATIVA NA BE DA PMA
 
Mais um desafio à criatividade dos alunos do 2º e 3ºCEB, lançado pela Biblioteca da PMA. 
Ver aqui os trabalhos produzidos pelos alunos - Clicar na imagem

 

 

PRÉMIOS 1ºCEB CONCURSO DE LEITURA
 
Os alunos do 1.º CEB das Escolas do Agrupamento de Escolas figueira Norte que participaram no Concurso de Leitura no ano lectivo em curso, foram premiados com livros (11 alunos que obtiveram a classificação máxima) e com prendinhas personalizadas (todos os restantes 27 alunos).
A Biblioteca Escolar agradece muito o envolvimento dos alunos e respectivos professores. Fazemos votos para que no ano letivo próximo o Concurso de leitura se realize em condições normais e que os alunos melhor classificados representem o nosso agrupamento na Prova Concelhia.

 

 

CINEMA NA BE DA PMA
 
Nos dias 5, 7 e 9 de junho, os alunos do 2.º CEB da Escola Pintor Mário Augusto, enquanto esperavam pelas provas de aferição orais de Inglês, visualizaram um filme
Os filmes escolhidos para cada dia foram:

-Maria Antonieta; Tempos Modernos e Divertidamente.

Os alunos aproveitaram o tempo com uma atividade de literacia fílmica.


TRABALHOS DE PESQUISA NA BE DA PMA
 
Os alunos do 9.ºD e 9.ºE participaram, na biblioteca escolar, em sessões de literacia da informação tendo em vista a realização do trabalho de pesquisa da disciplina de História do 3.º período.
Os alunos trabalharam o tema final do currículo da disciplina de História do 9.º ano – A Globalização, sendo que cada grupo se debruçou sobre um subtema. A construção do trabalho baseou-se no modelo de pesquisa adotado pela BE e a estrutura do trabalho seguiu, também, um guião da BE. Os alunos pesquisaram na internet, mas a pesquisa de informação foi complementada e enriquecida com o acesso a livros da Biblioteca escolar, previamente seleccionados. Os trabalhos estão em fase de conclusão. Cada grupo de trabalho apresentará em sala de aula o seu trabalho à respectiva turma.

     


DIA MUNDIAL DA CRIANÇA NA PMA
A biblioteca da escola Pintor Mário Augusto celebrou o Dia da Criança com muitas atividades interessantes. Vê aqui!
 

   


DIA MUNDIAL DA CRIANÇA NA PMA
 
A biblioteca da escola Pintor Mário Augusto celebra o Dia da Criança com muitas atividades interessantes. Vê aqui!
 

 


SESSÃO SOBRE "APRENDIZ DE GEÓLOGO" COM ALUNOS DA PMA
 
No dia 13 de maio, os alunos do 9º E participaram online, num evento promovido pela Biblioteca Municipal da Figueira da Foz.
O tema era da maior importância para os alunos do 9º ano, pelo que a Biblioteca Escolar em articulação com as professoras de Ciências Naturais envolveram a turma do 9.º E nesta sessão. A sessão foi dinamizada pelo geólogo e professor universitário (UC) figueirense, Fernando Carlos Lopes. Os alunos gostaram de saber mais sobre o que é ser geólogo no séc. XXI e fizeram perguntas pertinentes ao orados, sobre o tema.

Como se trata de uma sessão com muito interesse para alunos do 9.º ano e secundário, o geólogo Fernando Carlos Lopes mostrou disponibilidade à Biblioteca Municipal da Figueira da Foz  para realizar uma segunda sessão dirigida às escolas.

 


EB1 DE ALHADAS VISITOU BE DA PMA
 
Numa nova fase de desconfinamento, a Biblioteca Escolar da PMA teve a grata surpresa da visita dos alunos da professora Olga Ferreira, da EB1 de Alhadas, na manhã de 11 de maio.
Os alunos conheceram a nossa biblioteca, fizeram incursão através do seu espaço. Nesta altura tiveram sorte de encontrar a Biblioteca Escolar engalanada com dezenas de castelos (trabalhos de HGP do 5.º e 6.º ano), cuja exposição decorreu neste espaço.

Para terminar a visita os alunos ouviram uma estória contada em voz alta, pela professora bibliotecária. Os alunos divertiram-se com as aventuras e desventura do “Bico Falante. Vende tudo num instante”.

Gostámos muito de vos ter aqui!

 


MIÚDOS A VOTOS NA PMA
Resultados da votação nos “Livros + fixes” na Escola Pintor Mário Augusto.
A Biblioteca Escolar agradece a tua colaboração!!!

 

 

PRÉMIOS PARA OS VENCEDORES DO CONCURSO DE LEITURA

A Biblioteca Escolar da Pintor Mário Augusto atribuiu prémios e certificados aos alunos do 2.º e 3.º CEB que alcançaram o pódio (1.º, 2º e 3º lugar e suplentes), no dia 27 de abril.

Os alunos do 2.º CEB leram o livro “História de um caracol que descobriu a importância da lentidão”, de Luís de Sepúlveda (escritor chileno recentemente falecido. Os do 3.º CEB leram, “O rapaz do caixote de madeira” de Leon Leyson (sobre a temática do Holocausto). A prova foi constituída por questões de escolha múltipla e uma questão de construção.

Devido à pandemia, este ano não existiu a fase seguinte concelhia, que já era habitual e que fechava com chave de ouro esta experiência inicial das escolas.

Parabéns aos nossos alunos.

 


A ESCOLA PMA COMEMOROU O 25 DE ABRIL
 
O 47.º aniversário do 25 de abril foi comemorado na Escola Pintor Mário Augusto com uma exposição documental no Hall da escola, com cartazes e muitas réplicas de jornais da época, que contam a evolução dos acontecimentos.
Tratou-se de uma atividade de articulação entre a Biblioteca Escolar e o Grupo de História.
Os alunos puderam aceder a QR Codes diversos que os levava a músicas da época (antes e depois do 25 de abril).
Foi feita a leitura em voz alta, em sala de aula, do livro de Manuel António Pina “O Tesouro”, especialmente para os alunos do 6.º e 9.º ano, cujo tema faz parte do currículo de HGP e História, respetivamente.

 


MÊS DA LEITURA COM "TRUZ, TRUZ, VAMOS LER!"
 
No âmbito das atividades do mês da Leitura, a Biblioteca da Escola Pintor Mário Augusto levou a leitura às salas de aula do 5.º e 6.º ano, no início do 3º Período.
No âmbito da atividade “Truz, Truz, vamos ler!”, os alunos foram brindados nas suas aulas de Português com duas leituras em voz alta, de livros novos da Biblioteca Escolar. Os livros escolhidos foram:  “Endireita-te” de Rémi  Courgeon (sobre a condição feminina em países africanos) e “ Bico Falante. Vende tudo num instante” de  Tracey Corderoy  (um livro bem disposto sobre a influência da publicidade sobre as pessoas).

Os alunos ouviram com prazer as duas estórias, tendo de seguida procurado esses livros na Biblioteca para leitura domiciliária.

 


MIÚDOS A VOTOS NA PMA
A Biblioteca Escolar da PMA cumpriu, no dia 27 de abril a fase de votação nos “Livros + fixes”, uma parceria entre a Rede de Bibliotecas Escolares e a Revista Visão.
Após uma fase de campanha dos livros inicialmente vencedores da 1.ª Fase de escrutínio (relativos ao 2.º e 3.º CEB), os alunos foram chamados a realizar uma segunda volta da votação.

Cerca de 60 alunos participaram nesta eleição, sendo que o livro vencedor do 2.º CEB foi o clássico “Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J. K. Rowling e o do 3.º CEB foi “O Diário de um banana. 1- Um romance com cartoons”. Esta atividade, para além de demostrar um interesse pelos livros e pela leitura é um momento experimental de exercício cívico dos nossos alunos.


ESCRITA CRIATIVA DOS ALUNOS DO 9ºD E 9ºE SOBRE O HOLOCAUSTO
Trabalho realizado no âmbito de um Domínio de Articulação Curricular (DAC) pelos alunos  das turmas 9º D e 9º E, sobre o holocausto.
 
Clique na imagem para visualizar
 

 


 
CONCURSO DE LEITURA (2º E 3ºCEB) NA BIBLIOTECA DA PMA
Nos dias 19 e 20 de janeiro, 51 alunos do 2º CEB e 12 alunos do 3º CEB realizaram a prova de escola do Concurso Nacional de Leitura, na Biblioteca Escolar da Escola Pintor Mário Augusto.
Trata-se de uma atividade que o AEFN implementa anualmente, sempre com grande adesão dos alunos. Esta atividade articula-se com a Rede de Bibliotecas Escolares, com o Grupo de Trabalho Concelhio da RBE e com os professores de Português.

Os alunos do 3º CEB leram o livro “O rapaz do Caixote de madeira” de Leon Leysen e os do 2º CEB leram “História do Caracol que descobriu a importância da lentidão” de Luís de Sepúlveda.

Os alunos do 1º CEB do AEFN, devido ao confinamento, irão concluir o processo mais tarde.

Seguem os resultados dos nossos alunos do 2º e 3º CEB nos seguintes Pódios:

 

 

EVOCAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO NA PMA
 
No dia em que se comemora 0 76.º aniversário da abertura pelas tropas Aliadas o Campo de Concentração Nazi de Aschwitz (que se convencionou chamar o “Dia Internacional das Vítimas do Holocausto” – 27 de janeiro), a Escola Pintor Mário Augusto, continuou a evocar essa página negra da História Mundial. 
Embora em confinamento, os alunos do 9º ano, no âmbito de um Domínio de Articulação Curricular  (DAC), envolvendo várias disciplinas e a Biblioteca Escolar, há algum tempo já vinham a trabalhar esse tema. Além do visionamento do filme “A vida é Bela”, a leitura do livro “O rapaz do caixote de madeira” de Leon Leysen, da visita virtual à casa de Anne Frank e da visita ao Museu Virtual de Aristides de Sousa Mendes, os alunos puderam conhecer através destes e de outros meios a violência que o regime Nazi infligiu ao povo judeu, na Europa, especialmente durante a II Guerra Mundial.

Acreditando numa educação para os valores e reconhecendo que as aulas de História são laboratórios de formação para a cidadania, foi realizada uma exposição, que se encontra no Hall da escola, na qual surgem o rosto dos “prisioneiros sem culpa” do Regime Nazi. É preciso recordar essas fases negras da História da Humanidade, para que estas não se repitam.

A exposição ficou patente no último dia de aulas antes do confinamento e aguarda a chegada dos nossos alunos.

 

 


CONCURSO DE LEITURA NA ESCOLA PINTOR MÁRIO AUGUSTO E  NAS EB1's
 
Fase de turma do Concurso de Leitura na Escola Pintor Mário Augusto e Escolas Básicas 1 - Provas.

 

 
 

APRENDER HISTÓRIA COM O FILME "A VIDA É BELA"

Na última semana de aulas do 1º Período, os alunos do 9º ano da Escola Pintor Mário Augusto visionaram o filme “A vida é Bela”.

Tratou-se de uma atividade de articulação com a biblioteca escolar. Este filme trata da situação da Itália nas vésperas da 2ª Guerra Mundial, do totalitarismo fascista e da influência do nazismo nesse país. De uma forma (inicialmente) cómica, que evolui para a situação dramática dos judeus na Itália de Mussolini e do desrespeito dos direitos humanos ocorridos nessa época, sobretudo nos terríveis Campos de Concentração.

 Esta sessão abriu o caminho para os conteúdos a lecionar no 2º Período e prepara atividades a desenvolver na es


PESQUISA DE INFORMAÇÃO E REALIZAÇÃO E TRABALHOS NA BE DA PMA

A Biblioteca Escolar da Pintor Mário Augusto acolhe e apoia alunos e professores para a realização de trabalhos de pesquisa e outras atividades de pesquisa de informação e produção de informação digital.

A pesquisa realiza-se na internet, mas também em livros existentes na Biblioteca Escolar. A produção de trabalhos tem em conta as regras divulgadas no âmbito das sessões da Literacia da Informação.

A Biblioteca Escolar tem apoiado a realização de outros instrumentos de avaliação formal, para alunos com condições especiais e/ou que necessitam de realizar as fichas de avaliação noutro espaço, que não seja a sala de aula.


CONCURSO DE LEITURA NA ESCOLA PINTOR MÁRIO AUGUSTO E  NAS EB1's

Fase de turma do Concurso de Leitura na Escola Pintor Mário Augusto e Escolas Básicas 1 - Obras a concurso.

 

 

TRUZ, TRUZ, VAMOS LER..."LEITURAS DE NATAL"

A Biblioteca Escolar e o Clube de Leitura assinaram a chegada de mais uma época natalícia com leituras de textos de autores portugueses, alusivas ao Natal.

Todas as turmas do 2º e 3º CEB receberam a visita de um ou dois alunos, na sala de aula, para a realização da leitura em voz expressiva em voz alta. A Biblioteca Escolar fez uma prendinha doce para cada aluno do Clube de Leitura.

Foi um pequeno momento de magia, nesta época difícil pela qual todos atravessamos, devido à pandemia. Fazemos votos que o ano que vem, esta atividade tenha ainda mais magia e os rostos sejam visíveis, para que possamos ver sorrisos nos rostos dos nossos alunos.

 

O NATAL NA BIBLIOTECA ESCOLAR DA PINTOR MÁRIO AUGUSTO

A Biblioteca Escolar da PMA vestiu-se de Natal, adaptando-se às contingências e à segurança que se impõe, face à Pandemia.

Foram feitas decorações com laços suspensos no teto, foi montada uma árvore de Natal num Placard, foi feita uma exposição de livros e de postais de Natal e colocaram-se outros apontamentos de Natal na nossa Biblioteca Escolar.

Na próxima semana, serão lidos textos de Natal nas salas de aula da PMA ( “Truz, Truz, vamos ler…), por alunos do Clube de Leitura e serão feitas uma gravações de histórias de Natal: “Os Óculos do Pai Natal” de Alice Cardoso e “Os sapatos do Pai Natal” de José Fanha, que serão remetidos para os Jardins de Infância e Escolas do 1º CEB do Agrupamento de Escolas Figueira Norte.

 

MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

No mês de outubro, aconteceu na BE da Escola Pintor Mário Augusto.

Clicar na Imagem


FORMAÇÃO DE UTILIZADORES NA BIBLIOTECA DA PMA

A Biblioteca Escolar realizou, ao longo da semana de 16 a 20 de novembro, sessões de formação de utilizadores da Biblioteca escolar, dirigidas a alunos das turmas do 5º e 7º ano.

As sessões incidiram sobre as novas regras de utilização da Biblioteca Escolar em tempo de Pandemia de Covid 19 (normas de segurança, circulação no espaço, utilização de equipamentos, etc); sobre os espaços específicos existentes na Biblioteca Escolar e sobre a forma como os livros e outros documentos estão “arrumados” na Biblioteca Escolar: “Onde moram os livros?”. Para finalizar a sessão e retomando as atividades de mediação de leitura junto dos nossos alunos, a professora bibliotecária leu em voz alta o livro “As Maçãs do Sr. Peabody” de Madonna.


DIA NACIONAL DA CULTURA CIENTÍFICA NA BIBLIOTECA DA PMA

No dia 24 de novembro foram dinamizadas diversas atividades inseridas no âmbito da comemoração do “Dia Nacional da Cultura Científica”.

Foram colocados vários QR Code em locais específicos da escola, que remetiam para o visionamento de vídeos com músicas cantadas com poemas de António Gedeão. “Lágrima de Preta” e “Pedra Filosofal”. Com base nos livros: “Herbário!” e “Pó de Estrelas”, ambos de Jorge Sousa Braga e o “Pequeno Livro da Desmatemática” de Manuel António Pina, foram selecionados poemas, que foram lidos pela Professora Bibliotecária nas turmas do 6º ano. Dos mesmos livros foram selecionados outros poemas, que foram fracionados e colocadas as partes num jogo criado para a Biblioteca Escolar “Árvore da Poesia”. Os alunos jogam ao “quantos queres” e calha-lhe um número que corresponde a um poema, que o aluno deve organizar e depois, ler em voz alta. Todas as peças são passíveis de ser higienizadas. Também foi realizada uma exposição de livros informativos e de carácter literário, cujo assunto é a “ciência”. Os livros estão expostos e podem ser requisitados para o domicílio pelos alunos. As atividades irão prolongar-se ao longo da semana.


CLUBE DE LEITURA NA ESCOLA EB2/3PMA EM LEITURAS DE HALLOWEEN

No dia 29 de outubro, durante o período da manhã, realizou-se, na Escola EB2/3 Pintor Mário Augusto, a atividade “Leituras de Halloween”, inserido no Plano de Atividades do Clube de Leitura, em colaboração com a Biblioteca Escolar.

Esta atividade contou com a colaboração de 14 alunos de diferentes anos de escolaridade que se voluntariaram para efetuar as referidas leituras junto das diversas turmas desta escola, tornando-se os mesmos membros do Clube de Leitura.

Foram lidos excertos das seguintes obras:

Arnold, Nick (1996). Sangue, ossos e pedacinhos. Ciência Horrível. Mem Martins: Publicações Europa-América, (pág.7)

Rowling, J. K. (2002). Harry Potter e a Câmara dos Segredos. Barcarena: Editorial Presença, (págs. 83; 162-163)

Dearly, Terry e Brown, Martin (2003). A terrível História do mundo História horrível. Mem-Martins: Publicações Europa-América, (págs. 30-31; 48)

Honrado, Alexandre (2003). Cuidado com os mortos-vivos! Porto: Edições ASA, p. 168-169.

Stine, R. L. (1997). Bem-vindos à casa da morte. Arrepios. Linda-a-Velha: Controljornal Editora, (págs. 42- 43; 80-81)

Leal, Olavo d’Eça (2002). Iratan e IracemaOs meninos mais mal criados do mundo. Assírio e Alvim, (pág. 26)

Hoffman, João e Araújo, Margarida (2007). A ilha dos guardadores de aranhas. Matosinhos: A Lenda da Cidadela, (pág. 77).

Leitores e ouvintes mostraram muito entusiasmo e recetividade.

Estes momentos contribuíram, certamente, para motivar os alunos para a fruição da leitura, dado que todas as turmas da Escola PMA tiveram a surpresa de receber à porta da sua sala um colega  que lhes leu um texto de “arrepiar”.


SESSÃO "APRENDIZ DE ARQUEÓLOGO" PELO MUSEU DA ESCOLA PINTOR MÁRIO AUGUSTO

No dia 9 de dezembro realizaram-se duas sessões da atividade do PAA da Biblioteca Escolar_PMA “Aprendiz de Arqueólogo” pelo Serviço Educativo do Museu Municipal Dr. Santos Rocha.

A atividade constitui uma parceria entre a Biblioteca Escolar, o Grupo de História e o Museu Municipal da Figueira da Foz e tem como público-alvo os alunos de três turmas do 7º ano da Escola pintor Mário Augusto. A atividade foi desenvolvida pelos técnicos superiores do Museu Municipal: Ana Rita Oliveira (Serviço Educativo), Marco Penajoia (Arqueólogo) e Rodrigo Pinto (Antropólogo). Através de um discurso simples e didático ilustrado com objetos arqueológicos diversos, os alunos fizeram uma visita guiada virtual, através da Sala de Arqueologia do Museu Municipal.

Numa época de Pandemia, e estando certos de que a atividade constituía uma oportunidade de aprendizagem de grande relevo, preparámos em conjunto a atividade que decorreu com recurso à plataforma digital do Google Meet. O “Museu veio à escola” da mesma forma e com o mesmo empenho, através destes ambientes inovadores de aprendizagem.

Agradecemos muito à Chefe de Serviço do Museu Municipal, Drª Ana Margarida Ferreira, que tão bem acolheu a nossa sugestão e se entusiasmou, tal como nós, com o projecto.