Os jovens foram desafiados, no 1º período, a descobrirem incorreções frequentes na utilização da língua materna. Encontraram erros (de pronúncia, de ortografia, morfologia, etc.) em jornais, na televisão, em cartazes, publicitários e políticos, em conversas… fotografaram-nos e gravaram-nos em áudio e em vídeo.
Nos dias 10 (9ºE) e 12 (9ºF) de maio apresentaram aos pais, familiares, amigos e professores, em horário pós-laboral, uma exposição da recolha feita acompanhada de alguns comentários e em alguns casos de forma muito interativa. Alguns dos pais disseram que deveria haver mais atividades assim nas escolas.
A reflexão sobre a língua e o facto de estarem mais atentos aos erros dos outros tornaram-nos, seguramente, mais cuidadosos na forma como utilizam a língua portuguesa; o facto de apresentarem oralmente o trabalho para um público mais alargado que aquele a que estão habituados ajudá-los-á nos desafios futuros.
Como disse a professora Amélia R na apresentação, o Dia Mundial da Língua Portuguesa comemora-se a 5 de maio, mas é preciso cuidarmos dela todos os dias.
265 milhões de pessoas falam a língua de Camões. Segundo estudos da ONU serão 400 milhões até 2050 e 500 milhões até ao fim do século.
9ºE e 9ºF
Equipa do Projeto Saber Português