Dia 12 de outubro, no auditório da comunidade hindu, em Lisboa, teve lugar a 1.ª edição dos Prémios Gandhi de Educação para a Cidadania, subordinada ao tema "Bem-estar animal".
Entre dezenas de escolas candidatas, foram escolhidos 30 vencedores, dos quais o nosso AEFN, que recebeu, pelas mãos do Primeiro-ministro, o Prémio Gandhi. Este prémio pretende reconhecer e distinguir os projetos realizados na componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento, integrados na Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola, em consonância com os princípios, valores e áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e com a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.
No ano letivo de 2020/2021, o Agrupamento aceitou este desafio e candidatou-se com o Projeto “Arca de Noé”, o qual envolveu as turmas do 5.º ano da Escola Pintor Mário Augusto, os alunos do 8.ºA e B e as alunas do 12.º ano do NES, da Escola Cristina Torres.
O sucesso do Projeto que pretende na sua essência contaminar positivamente toda a comunidade deve-se, sem dúvida, ao excelente trabalho multidisciplinar e à fantástica colaboração dos Serviços de Psicologia e Orientação, do mediador do Projeto EPIS (Município da Figueira da Foz) e das técnicas do ATL da Escola Cristina Torres (Cáritas Diocesana de Coimbra).
Estamos cientes de que através da realização de projetos desta natureza, em que a vertente lúdica se alia à pedagógica, os nossos alunos ficam mais informados e sensibilizados para a construção de uma sociedade mais justa, mais solidária, mais pacífica, mais inclusiva.
Não deixe de espreitar o Projeto “Arca de Noé” e o momento da entrega de Prémios.