23 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DO LIVRO
PRENDAS E CERTIFICADOS PARA OS PARTICIPANTES NO CNL
Agradecemos a todos a sua participação. Até para o ano!
CARNAVAL 2022 - 1ºCEB
ALUNOS DO 9ºANO DA ESCOLA PMA VISITAM A BE DA ESCOLA CT
DIA INTERNACIONAL DE LUTA CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL
BOOKTUBER NA ESCOLA CRISTINA TORRES
CONCURSO CONCELHIO DE LEITURA
“O filme da minha vida”, de Maite Carranza – 3.º CEB
“O legado de Mandela”, de Richard Stengel – Ensino Secundário
Desejamos aos nossos alunos uma participação honrosa!
A LINGUAGEM MATEMÁTICA
SEMANA(S) DA(S) LEITURA(S)
DIA DA MULHER NA BE DA CRISTINA TORRES
LIVROS DA SEMANA
LIVROS DA SEMANA
PROJETO 10 MINUTOS A LER
Romances, contos, poesia, crónicas, biografias, ensaios, novelas gráficas, BD, obras de arte compõem o saco dos “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, que faz agora parte dos materiais das salas de aula das escolas Pintor Mário Augusto e Cristina Torres.
A candidatura foi dirigida aos alunos dos 2º e 3º ciclos, mas várias turmas do ensino secundário aderiram à atividade.
O registo diário da leitura está a ser feito no sumário da disciplina em que calha a atividade.
CONCURSO NACIONAL DE LEITURA - FASE DE ESCOLA CRISTINA TORRES
LIVROS DA SEMANA
CONCURSO QUADRAS DE NATAL
CONCURSO PAI! MÃE! CONTA-ME O QUE FAZIAS NAS FÉRIAS DO NATAL
DIA MUNDIAL DO ORIGAMI
A origem dos origamis é japonesa e o termo usado faz referência à arte de dobrar papel sem usar tesouras ou cola para criar figuras.
Sadako Sasaki, uma menina de 12 anos, tornou o origami um símbolo de paz mundial. A menina foi vítima da bomba atómica da Segunda Guerra Mundial e, antes de falecer, esta fez 646 grous (pássaro) na esperança de pedir um desejo de cura. A lenda diz que quem fizer mais de 1 000 grous em origami, tem direito a um desejo concedido pelos deuses. Para completar os 1 000 grous, os seus amigos fizeram mais 354.
Neste cartaz encontras 2 pequenos vídeos muito interessantes: uma bonita história e como construir um tsuru...
Diverte-te!
PRÉMIOS AO CLUBE DE LEITURA
As turmas 7º E, F e G, 8º A, B e D, 9º C e E e 11º C foram as mais premiadas, com vários alunos a atingirem os melhores resultados.
Os organizadores esperam dar continuidade a este tipo de atividades promotoras da leitura e das literacias e contar, futuramente, com a participação de todos os alunos, não esquecendo que quem lê sabe sempre mais.
Um agradecimento a todos os professores de Português pela colaboração neste projeto.
O Clube de Leitura
Pode aceder em https://bit.ly/RDLOsDaMinhaRua
Parabéns à Biblioteca escolar da Escola Cristina Torres e a todos os envolvidos!
Explore outros Roteiros Digitais de Leitura do PNL2027 em https://pnl2027.gov.pt/np4/rdl_apresentacao.html"
PEDRO SEROMENHO VEIO À ESCOLA DE QUIAIOS
Pedro Seromenho começou por se apresentar, falando e sorrindo ao mesmo tempo! Contou uma história engraçada: “Inês, a inventora de profissões” que reflete a forma de pensar e de viver do autor. Porque ele, afinal, é um sonhador! Depois foi mostrando algumas capas de livros que já escreveu em que algumas das personagens são inspiradas em pessoas reais da sua família: “O meu avô sabe voar”, “As gravatas do meu pai”, “A Cidade que queria viver no Campo”, “100 histórias de um rei”, entre outras.
Além de escritor, Pedro Seromenho também é ilustrador dos seus próprios livros. E, para surpresa dos alunos, em direto, desenhou uma nuvem que se desenvolveu e transformou numa figura feminina a quem ele chamou “Leitora-sonhadora”. Depois assinou a ilustração e enviou para os alunos pintarem.
Pedro Seromenho respondeu às perguntas que os alunos lhe enviaram previamente deixando uma nota importante: “Para se ser bom escritor, é preciso ser primeiro bom leitor!”
Por fim, o autor e ilustrador falou dos seus projetos literários para o futuro porque a sua imaginação não se esgota. O encontro virtual terminou com todos os alunos a baterem palmas. Foi um momento fantástico!
VÊ AQUI O QUE ACONTECEU EM ABRIL
SEMANA(S) DA(S) LEITURA(S) 2021
UMA AVENTURA EM LINHA
A atividade começou às 14:30 e deveria ter terminado pelas 15:30, mas o entusiasmo dos jovens participantes foi tanto que as autoras ficaram até depois das 16:00. Saíram então, para o lançamento do seu último livro, O Longo Caminho para a Igualdade, uma obra sobre a discriminação da Mulher.
Muito brevemente sairá mais um volume da coleção, que conta já com 62 livros: Uma Aventura em Noite de Tempestade. Podem saber mais aqui, na entrevista das autoras ao DN (17/01/21):
Este Encontro foi uma das atividades de abertura da Semana da Leitura na Esc. Cristina Torres.
1º DESAFIO DE ESCRITA/ILUSTRAÇÃO
Clique na imagem para visualizar ou no Qr code
CONCURSO DE LEITURA
CONCURSO DE LEITURA NA CRISTINA TORRES
Clica na imagem para abrir e acederes aos recursos digitais
LER BEM A POESIA
A Biblioteca Escolar foi ainda palco de treino e de observação do que os alunos iam aplicando à sua interpretação, por exemplo, no excerto do poema “Poemacto III”, de Herberto Helder: “O ator acende a boca. Depois, os cabelos./ Finge as suas caras nas poças interiores./ O ator põe e tira a cabeça/ de búfalo/ de veado/ de rinoceronte./ Põe flores nos cornos./ Ninguém ama tão desalmadamente/ como o ator.”
Muito obrigado, professor.
A Professora Ana Maria Machado, docente da FLUC, leciona Literatura Portuguesa. Ligada à formação de professores, tem também apresentado formação de leitura sobre este novo género narrativo ainda pouco explorado e pouco divulgado nas escolas.
A Biblioteca Escolar e o Clube de Leitura congratulam-se com esta iniciativa, que constitui um bom incentivo à leitura e à literacia digital dos mais novos.
LEITURAS DE NATAL!!
Sugestões de leitura para LER+ neste Natal!
5' A LER
O Clube de Leitura do AEFN, em colaboração com as Bibliotecas Escolares, deu continuidade ao projeto 5’ a LER neste ano letivo. Trata-se de uma atividade diária de 3, 4 minutos de leitura, na primeira aula da manhã, em todas as salas de aula, desde o 5º ao 12º ano.
No ano letivo anterior foram disponibilizados 126 textos, colocados no ambiente de trabalho de cada sala de aula, para projeção e leitura.
A seleção dos excertos é da responsabilidade dos professores da equipa do Clube de Leitura. Como a seleção dos textos é orientada para um público tão heterogéneo, opta-se por uma variedade de textos com graus de complexidade diferente, uns dias são textos orientados para alunos mais velhos, outros dias, para alunos mais novos.
Além disso, privilegia-se a leitura de textos de géneros variados: expositivos, narrativos, líricos, notícias, relatos de viagens, artigos científicos, etc., abarcando assuntos muito diferentes. Esta variedade é sempre profícua, estimulante e enriquecedora.
MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES
Em outubro a biblioteca da Cristina Torres integrou as celebrações do mês internacional das bibliotecas escolares com atividades promotoras das literacias.
A BE da Cristina Torres propõe uma leitura para a semana de 16 a 20 de novembro. Vê aqui o filme... e boas leituras!
Clique abaixo para ver o filme