São vários os objetivos deste projeto, destacando-se a promoção do contacto com o livro e a prática regular da leitura, com vista ao desenvolvimento de hábitos de leitura regular e de competências de literacia. Ler desafia mais o cérebro do que ver televisão ou ouvir música, por exemplo, porque certas partes do cérebro, ligadas à visão, linguagem e à aprendizagem associativa, ligam-se de uma forma particular e desafiante. O hábito de ler incentiva o cérebro a pensar e ajuda à concentração. É por isso que esta prática na sala de aula é tão importante – dar aos alunos a oportunidade de estarem a ler, em silêncio, todos os dias, 10 minutos. Cada aluno pode trazer de casa o livro que anda a ler, pode requisitar um livro na BE ou pode escolher um dos livros que estão disponíveis em saco próprio para cada turma. A seleção das obras que compõem cada saco foi adequada à idade e ao nível de escolaridade.
Romances, contos, poesia, crónicas, biografias, ensaios, novelas gráficas, BD, obras de arte compõem o saco dos “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, que faz agora parte dos materiais das salas de aula das escolas Pintor Mário Augusto e Cristina Torres.
A candidatura foi dirigida aos alunos dos 2º e 3º ciclos, mas várias turmas do ensino secundário aderiram à atividade.
O registo diário da leitura está a ser feito no sumário da disciplina em que calha a atividade.