TÉCNICO/A DE AÇÃO EDUCATIVA
Portaria n.º 1283/2006 de 21 de novembro

O que é?

O/A Técnico/a de Ação Educativa acompanha e vigia crianças, sob supervisão dos educadores de infância ou de forma autónoma, para garantir a sua segurança e bem estar e colabora na organização e desenvolvimento das atividades educacionais.

O que faz?

  • Presta cuidados às crianças respondendo às necessidades de sono, alimentação, higiene corporal e de saúde;
  • Desenvolve comportamentos que fomentam a aquisição de autonomia e autoconfiança por parte da criança;
  • Colabora com a educadora de infância na execução de atividades lúdicas e pedagógicas;
  • Assegura a vigilância do grupo de crianças que lhe estão atribuídas;
  • Assegura a manutenção, organização e gestão das salas e dos materiais utilizados;

Onde pode trabalhar?

O/A Técnico/a de Ação Educativa pode desenvolver a sua atividade profissional em instituições públicas ou privadas tais como creches, jardins-de-infância, escolas, instituições de solidariedade social, internatos e outras estruturas de apoio escolar e familiar.

Plano de Estudos

Componente de formação sociocultural:

  • Português – 320 horas
  • Inglês Continuação – 220 horas
  • Área de Integração – 220 horas
  • Tecnologias de Informação e Comunicação – 100 horas
  • Educação Física – 140 horas

Componente de formação científica

  • Psicologia – 200 horas
  • Sociologia – 200 horas
  • Matemática – 100 horas

Componente de formação técnica

  • Saúde Infantil – 425 horas
  • Expressão Plástica – 150 horas
  • Expressão Corporal, Dramática e Musical – 100 horas
  • Técnica Pedagógica de Intervenção Educativa – 475 horas
  • Formação em Contexto de Trabalho – 600 horas

 

*Carga horária global, não compartimentada pelos três anos do ciclo de formação, a gerir pela escola no âmbito da sua autonomia

 

Apresentação do AEFN

O Agrupamento de Escolas Figueira Norte (AEFN) situa-se no concelho da Figueira da Foz, distrito de Coimbra, e é constituído por dezassete estabelecimentos de ensino. Integra sete jardins de infância (Cova da Serpe, Ferreira-a-Nova, Maiorca, Regateiros, Ribas, Santana e Tromelgo), oito escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Alhadas, Brenha, Castanheiro, Maiorca, Netos, Quiaios, Santana e Vigários), distribuídas pelo norte do concelho da Figueira da Foz, a Escola com 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico Pintor Mário Augusto e a Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico de Cristina Torres, escola sede do Agrupamento.

Os estabelecimentos de educação pré-escolar e as escolas do 1.º CEB do AEFN localizam-se nas freguesias do Bom Sucesso, Ferreira-a-Nova, Maiorca, Moinhos da Gândara e Quiaios. A EB1 de Alhadas e a Escola com 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico Pintor Mário Augusto situam-se na vila e freguesia de Alhadas. A Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico de Cristina Torres, situa-se na cidade da Figueira da Foz, freguesia de Buarcos e São Julião.

No espaço territorial destas 8 freguesias, distribuem-se 17 dos estabelecimentos de ensino do AEFN, numa grande dispersão geográfica.

À exceção da escola sede, as escolas do AEFN localizam-se em freguesias não urbanas e servem de polos de desenvolvimento cultural e educativo das camadas mais jovens nessas freguesias, em colaboração com os pais e encarregados de educação.

Há ainda a registar que a taxa de natalidade tem vindo a decrescer no concelho, facto que se tem vindo a refletir na diminuição do número de alunos, ao longo dos últimos anos. Do mesmo modo, a agricultura de subsistência, que era predominante, deixou de o ser na larga maioria das freguesias desta zona. Atualmente, cada vez menos famílias se dedicam a esta atividade, deslocando-se para as zonas urbanas a fim de exercerem uma atividade profissional. Este facto também contribui para uma movimentação de alunos para as zonas urbanas, diminuindo a população escolar nos estabelecimentos de ensino das suas localidades. Segundo a PORDATA1 , entre 2001 e 2018 a população residente no concelho da Figueira da Foz sofreu um decréscimo de 6,1%. Nos censos de 2011, no concelho da Figueira da Foz, a redução da população entre 2001 e 2011 era de 3,6% no grupo etário dos 0 aos 14 anos e 24,6% no grupo etário dos 15 aos 24 anos. O concelho da Figueira da Foz possui um índice de envelhecimento de 2102 , significativamente superior ao índice de envelhecimento nacional que é de 157.

A caraterização económica do concelho da Figueira da Foz aponta para a predominância do setor terciário (64,9%), seguindo-se o secundário (31,6%) e, finalmente, o primário que envolve apenas 3,5% da população ativa na Figueira da Foz.

De acordo com o EURES3 , em 2018 a região centro registava uma das taxas de emprego mais elevadas (56%) a par com a taxa de desemprego mais baixa do país (5,6%, -1,3 abaixo do seu valor em 2017). Apesar destes números, os jovens são particularmente afetados pelo desemprego (cerca de 46,9% dos jovens com menos de 35 anos encontravam-se desempregados no ano em análise). A região apresenta o maior peso relativo de trabalhadores por conta própria face à população empregada na região: 20,5% por oposição à média nacional que é de 16,2%. Em 2018, na região Centro o emprego nas indústrias transformadoras diminuiu (-7 mil face a 2017), mas representava ainda 19,4% do emprego na região. Destacavam-se, por exemplo, as indústrias da pasta de papel/embalagem, cerâmicas e vidro, ferragens, mobiliário metálico e torneiras, moldes e plásticos e lanifícios, que continuavam a apresentar algum dinamismo e capacidade exportadora. Existem dois perfis distintos de competitividade e dinamismo industrial na região:

- Interior: especializado em indústrias intensivas em mão-de-obra;

- Litoral: indústrias de outros produtos minerais não metálicos e indústrias metalúrgicas de base, que se distinguiam pela capacidade de diferenciação dos seus produtos.

A agricultura era ainda tradicional, de base familiar e continuava a registar perdas de emprego com menos 3,1 mil empregados em relação ao ano anterior (2017). O setor ainda empregava 10,4% dos trabalhadores da região e tinha especial relevo nas regiões do interior, onde a fileira florestal também assumia importância. A construção representava apenas 7% do emprego total, mas vinha a registar ligeiros aumentos e a ganhar importância relativa na região. Evidenciava-se um conjunto significativo de estruturas de apoio, centros de ciência da investigação científica sobre a importância social e valor económico do mar e desenvolvimento tecnológico ligado às universidades (por exemplo, nas áreas de cerâmica e vidro, moldes e ferramentas especiais, têxteis e vestuário, biomassa para produção de energia) e ainda as unidades ligadas à biomedicina, biotecnologia e saúde (sedeadas em Coimbra), à mecânica de precisão e à utilização das tecnologias de informação.

No último quadriénio o número de alunos diminuiu cerca de 24% no 1.º CEB, de 35% no ensino secundário (cursos científico-humanísticos) e de 33% no ensino secundário (cursos profissionais) e aumentou cerca de 35% no 2.º CEB e de 11% no 3.º CEB. Durante o mesmo intervalo de tempo o número global de alunos do AEFN diminuiu cerca de 12%.

 

 

TÉCNICO DE ANÁLISE LABORATORIAL

Portaria nº 890/2004, de 21 de Julho

 

O que é?

O/A Técnico/a de Análise Laboratorial é o profissional qualificado para realizar ensaios, registar e interpretar os resultados, selecionando os métodos e as técnicas mais adequadas, para aplicação em contexto laboratorial e/ou em processos químicos.

O que faz?

  • Aplica técnicas de análise química e seleciona as que melhor se adaptam à resolução de um dado problema;
  • Recolhe e prepara amostras de substâncias e produtos a analisar;
  • Realiza análises qualitativas, quantitativas e instrumentais;
  • Relaciona métodos e técnicas analíticas a cada processo / atividade;
  • Interpreta resultados de ensaios e análises propondo soluções de alteração de parâmetros;
  • Realiza o tratamento e o processamento de dados informaticamente;
  • Colabora na definição e colocação em prática de normas de segurança, saúde e ambiente e qualidade;
  • Realiza a gestão de stocks de reagentes.

Onde pode trabalhar?

O/A Técnico/a de Análise Laboratorial pode desenvolver a sua atividade profissional em laboratórios de análises clínicas e laboratoriais, laboratórios de indústrias.

Plano de Estudos

Componente de formação sociocultural:

  • Português – 320 horas
  • Inglês Continuação – 220 horas
  • Área de Integração – 220 horas
  • Tecnologias de Informação e Comunicação – 100 horas
  • Educação Física – 140 horas

Componente de formação científica

  • Física e Química – 200 horas
  • Matemática – 300 horas

Componente de formação técnica

  • Qualidade, Segurança e Ambiente – 100 horas
  • Química Aplicada – 325 horas
  • Tecnologia Química – 200 horas
  • Análises Químicas – 625 horas
  • Formação em Contexto de Trabalho – 600 horas

 

*Carga horária global, não compartimentada pelos três anos do ciclo de formação, a gerir pela escola no âmbito da sua autonomia pedagógica, acautelando o equilíbrio da carga anual de forma a otimizar a gestão modular e a formação em contexto de trabalho.

 

Enquadramento sociogeográfico

O Agrupamento de Escolas da Figueira Norte, localizado na AEFN, fica situado na região da Beira Litoral, no Distrito de Coimbra e no Concelho da Figueira da Foz.

O Concelho da Figueira da Foz é constituído por 14 freguesias, com um total de 62125 habitantes (Censos 2011). A população, apesar de ter crescido em tamanho, não é mais tardia, apresenta, contudo, as características específicas para todo o país, ou seja, um acentuado envelhecimento, com reflexos a nível da idade escolar.

Há ainda um registro que uma taxa de natalidade tem vindo a decrescer no Concelho, facto que vem vindo a ter um número crescente de alunos, ao longo dos últimos anos. Do mesmo modo, uma agricultura de subsistência que era predominante, deixou de ser um grande número das freguesias desta região. Atualmente cada vez menos atividades se dedicam a esta atividade, deslocando-se para as zonas urbanas, uma atividade de uma vez. Isso também, feito para uma movimentação de alunos para as zonas urbanas, deixando vagas nos seus locais de ensino.

A sua caracterização económica aponta para uma predominância do sector terciário (64%), seguindo-se o secundário (32%) e, finalmente, a liderança é apenas 4% da população activa na Figueira da Foz.

Verifica-se um grande espírito associativo entre as gentes desta região. Nas diferentes freguesias há uma evidência de inúmeras coletividades de caráter recreativo, cultural e esportivo e político-privado de solidariedade social. Estas escolas têm tido um papel preponderante no desenvolvimento de atividades culturais, nomeadamente na criação de ranchos folclóricos, escolas de música, bandas filarmónicas, teatro amador, provas desportivas. Os Centros Sociais, assim como, Centro de Saúde. Insere-se num contexto socioeconómico baixo, predominantemente rural, dado um número reduzido de empresas e instalações comerciais. Por isso, uma percentagem elevada de alunos beneficiários de apoio socioeconómico.

 As freguesias são servidas por uma rede de transportes ineficaz, tanto para a população em geral, quanto para a escolaridade em particular.

 A cidade ainda possui um Museu da Biblioteca Municipal e do Centro de Artes e Espetáculos e, no campo da animação, um Casino que é mais antigo do país.

Localização geográfica

O Agrupamento de Escolas da Figueira Norte (AEFN) é constituído pela Escola Secundária com o 3º Ciclo do Ensino Básico de Cristina Torres, localizado na Figueira da Foz, pela Escola Básica com 2º e 3º Ciclos Pintor de Mário Augusto, localizado em Alhadas, 8 Jardins de Infância e 8 Escolas do 1.º CEB, distribuído por seis freguesias: Alhadas, Bom Sucesso, Ferreira-a-Nova, Maiorca, Moinhos da Gândara e Quiaós que se encontram espalhados pelos campos grossos e férteis do Baixo Mondego e pela chamada região Gandaresa - ampliar a região que se estende sem sentido Norte-Sul, desde as Gafanhas da Ria de Aveiro até os campos do referido rio. A Nascente e a Poente confinam estas terras com a Bairrada e as dunas do Litoral Atlântico.

 

 

População escolar

A proveniência dos discentes é variada e representativa de todas as freguesias do concelho da Figueira da Foz, bem como de outras freguesias não pertencentes ao concelho. 

 

 

Tabela 1- Proveniência dos alunos (freguesia)

Alhadas

Lavos

Quiaios

Alqueidão

Maiorca

S.Pedro

Bom Sucesso

Marinha das Ondas

Tavarede

Buarcos e S.Julião

Moinhos da Gândara

Vila Verde

Ferreira-a-Nova

Paião

 

 

Fora do concelho: alunos provenientes de freguesias dos concelhos de Montemor-o-Velho, Soure, Tocha.

Tabela 2- Total de alunos do Agrupamento em 2015/2016

 

JI

1º CICLO

2º CICLO

3º CICLO

SECUNDÁRIO

TOTAIS

GLOBAIS

FEM

65

162

40

181

386

834

MAS

88

171

54

178

317

808

TOTAIS

153

333

94

359

703

1642

 

Área de influência do AEFN

A dispersão territorial dos 18 também pode ser assinalável, mas, sendo um de forma equilibrada pela superfície, pode ser uma vantagem na população da população, das atividades e do estudo e dos usos dos recursos que são úteis para o desenvolvimento de projetos AEFN.

 

 

OBSERVATÓRIO DA QUALIDADE 


 RESULTADOS ESCOLARES 


 Ano letivo 2021-2022 

                 1ºPeríodo                          2ºPeríodo                              3ºPeríodo                         Resultados internos versus resultados externos 


 Ano letivo 2022-2023

                         1ºPeríodo                         2ºPeríodo                               3ºPeríodo                     


 Ano letivo 2023-2024

                         1ºPeríodo                         2ºPeríodo                               3ºPeríodo                           Resultados internos versus resultados externos


 Ano letivo 2024-2025

                         1ºPeríodo

RESULTADOS ESCOLARES

- 1º Período (2016/2017)

- 2º Período (2016/2017)

- 3º Período (2016/2017)

- Resultados internos versus resultados externos (2016/2017)

- 1º Período (2017/2018)

- 2º Período (2017/2018)

- 3º Período (2017/2018)

- Resultados internos versus resultados externos (2017/2018)

- 1º Período (2018/2019)

- 2º Período (2018/2019)

- 3º Período (2018/2019)

- Resultados internos versus resultados externos (2018/2019)

- Monitorização das MSAI no 1ºP (2018/2019)

- Monitorização das MSAI no 2ºP (2018/2019)

- Monitorização das MSAI no 3ºP (2018/2019)

- 1º Período (2019/2020)

- 2º Período (2019/2020)

- 3º Período (2019/2020)

- Resultados internos versus resultados externos (2019/2020)

- Monitorização das MSAI no 1ºP (2019/2020)

1º Período (2020/2021)

2º Período (2020/2021)

3º Período (2020/2021)

Resultados internos versus resultados externos (2020/2021)

 

ERASMUS +  


Garantia da Qualidade na Educação e Formação Profissional

O Agrupamento de Escolas Figueira Norte encontra-se, desde 2021/02/04 em processo de alinhamento com o Quadro EQAVET tendo como objetivo alcançar o reconhecimento da qualidade das suas práticas.

 

 Contacto - This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

 


DOCUMENTOS 

   Documento Base                      Plano de Melhoria                   Relatório do Operador                     Relatório de necessidades de formação

  Relatório de progresso nº1 2021/2022                 Relatório de progresso nº2 2021/2022                    Relatório de progresso nº3 2021/2022 

 Relatório final de verificação                                Indicadores Eqavet ciclo 2018 - 2021                      Indicadores Eqavet ciclo 2019 - 2022

QUADRO EQAVET 


Garantia da Qualidade na Educação e Formação Profissional

O Agrupamento de Escolas Figueira Norte encontra-se, desde 2021/02/04 em processo de alinhamento com o Quadro EQAVET tendo como objetivo alcançar o reconhecimento da qualidade das suas práticas.

 

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DOCUMENTOS 


   Documento Base                      Plano de Melhoria                   Relatório do Operador                     Relatório de necessidades de formação

  Relatório de progresso nº1 2021/2022                 Relatório de progresso nº2 2022/2023                    Relatório de progresso nº3 2023/2024 

 Relatório final de verificação 2020                        Relatório final de verificação 2024        

 

   INDICADORES EQAVET


   Indicadores Eqavet ciclo 2018 - 2021                      Indicadores Eqavet ciclo 2019 - 2022                     Indicadores Eqavet ciclo 2020 - 2023

 

         AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO


           Ano letivo 2020-2021                      Ano letivo 2021-2022                        Ano letivo 2022-2023                    Ano letivo 2023-2024 

 

        RELATÓRIO DE MONITORIZAÇÃO TRIMESTRAL - ENSINO PROFISSIONAL


           1.º Período - ano letivo 2023-2024                      2.º Período ano letivo 2023-2024                        3.º Período ano letivo 2023-2024                  

 

Projeto do AEFN

Agrupamento de Escolas Figueira Norte

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AEFN recebe Selo Escola Saudável 

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